Gabinete 3D: entenda o projeto que aproxima o Governo de SP das demandas da população

Com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos à população e auxiliar na definição de políticas públicas, o Governo de São Paulo lançou o projeto Gabinete 3D, cuja principal ação é a atuação presencial dos secretários do Estado nos municípios. O nome remete aos três “Ds” que regem a gestão: Diálogo, Dignidade e Desenvolvimento.

A ideia é levar gabinetes itinerantes às cidades para conversar com a população local, além de entidades e gestores. Com isso, o Estado pode entender as principais demandas regionais, elaborar soluções para problemas reais e impulsionar as potencialidades locais.

Ou seja, com o Gabinete 3D, o Governo de SP vai levantar quais são os pontos de melhorias e de crescimento de cada região e discutir ações regionalizadas. Para a gestão estadual, o diálogo propiciado pelos encontros dos secretários com as lideranças locais será essencial para entender e solucionar problemas, melhorar serviços e ter o senso de urgência necessário para cuidar das pessoas.

Início pela Saúde

Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi a pasta escolhida para inaugurar a iniciativa, dada a preocupação da população com o setor e a proximidade dos objetivos do Gabinete 3D com o projeto de Regionalização da Saúde, já em curso desde o começo do ano.

A Regionalização busca reorganizar as unidades de saúde e investimentos de acordo com as necessidades e demandas de cada região. Deste modo, o “Gabinete 3D – Saúde” concentra diversas ações para promover a aproximação das lideranças, gestores públicos e servidores das redes de saúde dos municípios e das entidades ligadas à área.

Para mapear os principais gargalos e demandas da Saúde nos municípios, a Secretaria da Saúde tem promovido oficinas em diferentes macrorregiões do Estado, com a participação de gestores locais.

Fonte: São Paulo Governo do estado

+ posts