Governo de SP capacita 150 pequenas empresas para exportação

Mais 150 empresas de micro, pequeno e médio porte, de vários setores e várias regiões do Estado, concluíram a capacitação do Exporta SP, programa do Governo de São Paulo que prepara empresas que querem exportar. Com isso, o total de companhias capacitadas desde o lançamento do programa, fruto de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à pasta, chegou a 817. Número que até o fim do ano deve se aproximar de mil, com a conclusão de mais uma turma que já está em andamento.

Entre os objetivos está aumentar a competitividade, o faturamento e a segurança das pequenas empresas, que, ao acessarem o mercado internacional, passam a desenvolver novas habilidades e podem ter várias fontes de receita. Além de contribuir para a geração de empregos, já que os pequenos negócios respondem por oito de cada 10 vagas com carteira assinada criadas no Brasil.

Em média uma de cada cinco empresas participantes do Exporta SP consegue exportar antes mesmo do término da capacitação, que é gratuita, online e tem duração de quatro meses. Durante esse período, os empreendedores participam de aulas coletivas e mentorias individuais, momentos nos quais podem discutir as necessidades específicas de seus negócios com especialistas. Empresas que já exportam, mas precisam melhorar os processos e a gestão, também podem participar do Exporta SP.

Voltada para companhias de qualquer setor, inclusive para startups, produtores rurais e prestadores de serviços, a capacitação aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização. Especialistas em comércio exterior da Fundação Instituto de Administração (FIA) abordam assuntos como formação de preços, adequação de produtos e serviços, inteligência comercial e planos de marketing e vendas. As empresas participantes ainda contam com apoio de especialistas por até dois anos.

Empresas interessadas em participar da seleção para as próximas turmas podem preencher o cadastro no site da InvestSP.

Fonte: Investe SP

+ posts

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *