Seminário com participação do Sinditêxtil-SP discute políticas para reverter processo de desindustrialização de São Paulo

A Câmara Municipal de São Paulo sediou nesta sexta-feira (1/9) o seminário “Futuro do Trabalho na Indústria em São Paulo” com apoio do vereador Hélio Rodrigues (PT), que reuniu representantes de sindicatos e federações de indústrias e trabalhadores para debater políticas públicas com o objetivo de retomar o protagonismo industrial no Estado e na capital paulista, reabrindo postos de trabalho.

Os principais desafios apresentados no debate foram a guerra fiscal, com a migração de indústrias para outros Estados, a automação substituindo trabalhadores e a concorrência de importados, que vem minando o segmento nas últimas décadas também no cenário nacional.

“Esse seminário quer resgatar o protagonismo da indústria e a importância de fortalecer esse segmento no município com emprego formal e de qualidade. Houve um determinado tempo da industrialização em que a região metropolitana de São Paulo representou quase 50% da indústria nacional, atraindo um grande fluxo migratório entre as décadas de 50 e 80”, declarou o parlamentar que é oriundo do setor industrial.

A economista Marilane Teixeira, professora e pesquisadora da Unicamp, apresentou um levantamento sobre a indústria na capital paulista e Estado de São Paulo, onde constatou a perda de dinamismo do setor. Segundo ela, entre 2002 e 2022 o valor da produção industrial na cidade de São Paulo reduziu 19,2% e os serviços cresceram 63,8%.

A guerra fiscal praticada entre entes federativos para atrair empresas também foi fortemente discutida, já que São Paulo perdeu muitas indústrias para outros Estados com melhores condições fiscais, como  explicou o diretor jurídico do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos), Bruno Abreu.

A mesa de autoridades foi composta pelo vereador Hélio Rodrigues (PT); a economista, professora e pesquisadora da Unicamp (Universidade de Campinas), Marilane Teixeira; o presidente da CUT/SP, Raimundo Suzart;  a presidente do Sindbrinq (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Brinquedos), Maria Auxiliadora dos Santos; diretor jurídico do Sindusfarma, Bruno Abreu; o diretor de relações institucionais do Sinditêxtil-SP (Sindicato da Indústria Têxtil do Estado), Haroldo Silva;

Integraram ainda o secretário geral da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), Edson Bicalho; presidente da Fetquim (Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT no Estado de São Paulo), Airton Cano; diretor executivo de Tecnologia e Inovação da  Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), João Alfredo Saraiva Delgado, e o diretor executivo suplente do Sindicato dos Metalúrgicos, Cláudio Prado.