InvestSP abre as portas para promoção da indústria têxtil paulista

Thiago Camargo Lopes, diretor de projetos de inovação da InvestSP e Julia Saluh, gerente executiva de relações internacionais da mesma agência, estiveram presentes na reunião mensal de Diretoria do Sinditêxtil-SP, ocorrida ontem (17), de forma remota e presencial, se colocando à disposição do sindicato para promover a indústria têxtil paulista. “Está na hora de fazermos nossa parte em relação a vocês. Podemos contribuir de várias formas como, por exemplo, com feiras de emprego. Contamos, inclusive, com programas de capacitação de mão-de-obra customizados, in loco, nas empresas”, exemplificou o diretor de projetos de inovação.

De acordo com Thiago Camargo Lopes, a indústria têxtil não apenas gera valores monetários e empregos, como também é uma expressão da cultura criativa, importante para impulsionar a moda do estado. “Temos espaço para entregar muitas parcerias com vocês; estamos abertos para conversar e construir planos táticos juntos”, completou. Ao mesmo tempo Julia Saluh explicou sobre a possibilidade de realizar missões no exterior para visitas a feiras e empresas internacionais, já deixando o caminho aberto para futuras reuniões a respeito.

Roupas de trabalho: respeito, igualdade e proteção

Participou ainda da reunião a consultora técnica do Senai Cetiqt, Charllene Oliveira, que explanou a respeito dos uniformes e sua importância para o trabalhador, não apenas no quesito de proteção e sinalização da empresa empregadora, mas também em relação à igualdade social, respeito e a inclusão.

A consultora explicou como se dá a consultoria, desde a escolha dos tecidos (tecnológicos ou não, dependendo do trabalho em questão), a ergonomia do traje na modelagem, a tabela de tamanhos tendo a antropometria (estudo das dimensões dos corpos) como base de análise. A seguir mostrou o laboratório de testes da entidade, onde os tecidos e uniformes são analisados exaustivamente até a obtenção da validação. “Nesta consultoria pensamos em tudo: como o usuário irá abrir um bolso durante seus afazeres, consideramos as condições climáticas em que vai trabalhar, quais materiais e acabamentos químicos necessários, até mesmo considerações sobre os gargalos de produção, por exemplo”, complementou.

Charllene Oliveira mostrou também alguns tecidos diferentes como os obtidos de resíduos de pelos de cachorros de Pet Shops e outro, de fibra de bananeira, matéria-prima que pode ser utilizada de várias formas.

A reunião também contou com a apresentação de dados do setor. Ao final Julio Scudeler, presidente do Sinditêxtil-SP avaliou a reunião como sendo extremamente produtiva. “Os assuntos todos aqui abordados se convergem”, justificou. O novo brackdrop do Sinditêxtil-SP foi inaugurado durante o encontro, no auditório da entidade.

Novo backdrop Sinditêxtil-SP