Confiança do setor industrial cai e alcança o nível mais baixo em cinco anos
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou uma queda de 1,2 ponto entre março e abril de 2025, passando de 49,2 para 48 pontos, atingindo o menor patamar desde julho de 2020, quando o setor ainda enfrentava os impactos da pandemia de Covid-19. Os dados, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 11 de abril, revelam um cenário de desconfiança crescente entre os industriais. O indicador acumula recuo de 5,2 pontos nos últimos sete meses, refletindo o pessimismo persistente no setor.
Um dos componentes do ICEI, o Índice de Condições Atuais, que avalia o cenário atual em comparação com seis meses atrás, recuou de 44 para 42,7 pontos. A deterioração foi impulsionada principalmente pela piora na avaliação dos empresários sobre a economia brasileira, além de uma percepção mais negativa em relação ao desempenho de suas próprias empresas.
A pesquisa do ICEI, realizada mensalmente pela CNI, ouviu 1.190 empresas industriais de pequeno, médio e grande porte entre 1 e 7 de abril de 2025. O levantamento aponta que, mesmo com a retomada pós-pandemia, os desafios econômicos continuam a impactar a confiança do setor, mantendo o indicador em níveis preocupantes.
Para mais informações, acesse o site da CNI.
Deixe um comentário