Altenburg São Roque: Inovação e Tradição

O Projeto “Chão de Fábrica” do Sinditêxtil-SP, que visa aproximar os associados dos colaboradores do Sindicato, realizou uma importante visita no dia 15 de julho. A empresa escolhida foi a Altenburg, com foco em sua unidade de São Roque, no interior de São Paulo. A equipe do Sinditêxtil-SP foi calorosamente recebida pelo presidente do conselho de administração da empresa, Rui Altenburg, e pelo Diretor Industrial, Mauricio Johnny Loos, que guiaram o time por toda a linha de produção.

Rui Altenburg e Maurício Johnny Loos

A filial de São Roque, com 13 anos de operação, é uma das menores unidades da Altenburg, mas destaca-se pela sua especialização. A fábrica é focada em linhas específicas, produzindo 16 mil travesseiros por dia, além de lençóis, colchas e edredons, e emprega cerca de 200 funcionários. Durante a visita, o time do Sinditêxtil pôde conhecer de perto toda a produção, o estoque e a logística, além de visitar o showroom e a loja de fábrica que é aberta ao varejo local.

Equipe do Sinditêxtil-SP com os anfitriões

O presidente do Sinditêxtil-SP, Julio Scudeler, elogiou a centenária história da empresa e a transição para a quarta geração, com Thiago Altenburg na presidência executiva, ressaltando a manutenção dos valores consolidados ao longo dos anos. O vice-presidente do Sindicato, Luiz Arthur Pacheco, reforçou a importância do projeto “Chão de Fábrica” como uma oportunidade para os profissionais do Sinditêxtil entenderem melhor a produção de uma empresa de cama, mesa e banho, e para conhecerem pessoalmente a diretoria da associada.

Altenburg: Uma Trajetória de Mais de um Século

A história da Altenburg é um exemplo de empreendedorismo familiar e inovação. Em 1922, Johanna Altenburg iniciou a produção manual de acolchoados para sustentar sua família, marcando o nascimento da empresa. Com o passar dos anos, o legado foi continuado por Arno e Anna Altenburg, e hoje, o neto Rui Altenburg compartilha os ensinamentos com seus filhos, consolidando a Altenburg como uma das maiores indústrias têxteis do Brasil.

Atualmente, a Altenburg é líder na América Latina na fabricação de travesseiros, com uma produção global de mais de 1,3 milhão de unidades por ano. Com mais de um século de tradição, a empresa atua em mais de 30 países, emprega mais de 2 mil funcionários.

Seu portfólio é vasto e inclui edredons, colchas, jogos de cama, protetores, travesseiros, toalhas, mantas e produtos feitos com fibra de poli reciclado. A Altenburg possui um parque fabril bem distribuído, com duas unidades em Blumenau (SC), uma em Sergipe, uma em São Roque (SP) e uma no Paraguai. Os produtos são comercializados em mais de sete mil pontos de venda em todos os estados do Brasil, em 15 lojas próprias e por meio do e-commerce.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social: Pilares da Altenburg

A sustentabilidade e o bem-estar são compromissos centrais para a Altenburg. A marca Altenburg Haus, por exemplo, focada no mercado de luxo, utiliza embalagens reutilizáveis e matérias-primas nobres, 100% naturais e renováveis. A empresa se preocupa em otimizar seus processos para reduzir o consumo de energia elétrica e água, além de investir em reciclabilidade e logística reversa, resultando em produtos mais amigáveis ao planeta.

Quase toda a linha de cama da Altenburg possui o selo OEKO-Tex Standard 100, um reconhecido certificado global para têxteis testados contra substâncias nocivas. Na linha de travesseiros, 43% do portfólio contém fibras recicladas, e 37% dos itens oferecem funcionalidades como ação antibacteriana ou capas laváveis, prolongando a vida útil dos produtos.

A responsabilidade social da Altenburg se manifesta em dois pilares principais:

  • Colaboradores: A gestão de pessoas é primordial, com programas de desenvolvimento profissional, políticas claras e abrangentes, e metas de sustentabilidade que incluem indicadores de saúde e segurança do trabalhador. A empresa estende seus cuidados aos dependentes, oferecendo desde apoio à saúde (psicoterapia e fisioterapia) até a participação em campanhas de voluntariado em prol de instituições sociais.
  • Comunidade: A Altenburg participa ativamente da vida econômica, cultural e social das comunidades onde atua. Além de ser uma geradora de empregos e recursos fiscais, a empresa mantém uma relação próxima com os cidadãos locais, atuando em Fóruns e conselhos setoriais e regionais. A Altenburg se prepara para disponibilizar para as escolas da região o Memorial de 100 anos da empresa para inspirar futuros empreendedores

A visita à Altenburg foi um sucesso, fortalecendo a parceria entre o Sinditêxtil-SP e sua associada.  O Sindicato entregou placa homenageando a história e o exemplo da empresa para a indústria paulista e nacional.

Participaram da visita, representando o Sinditêxtil: Julio Scudeler (Presidente), Luiz Arthur Pacheco (Vice-Presidente), Karen Senna (Relacionamento), Ligia Santos (Comunicação), Rachel Runge (Assuntos Regulatórios), Sylvio Napoli (Assuntos Regulatórios), Michele Luz (Secretaria da Presidência), Mariana Petrenko (Economia) e Henrique Barcas (Comércio Exterior).

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *