Vicunha apresenta denim produzido somente com água de reúso

Consolidando seu compromisso com a sustentabilidade, a Vicunha, uma das maiores fabricantes de denim e denim colour do mundo, realiza a sua tradicional semana de lançamento de produtos. O evento, que teve início dia 15 e acaba amanhã, destaca novos artigos e iniciativas da empresa voltados para a preservação ambiental e a moda responsável, além de apresentar as tendências de moda para 2026.

Menos água, mais inovação

Pela primeira vez, a Vicunha leva ao mercado produtos com uma inovação que elimina o uso de água da natureza no processo produtivo do jeans e do brim. Isso porque todos os artigos fabricados na unidade de Pacajus (CE) são feitos com 100% de água de reúso. Trata-se de um marco na indústria têxtil que resulta do projeto VSA, uma estação de produção de água de reúso inaugurada em maio de 2024. O sistema permite a purificação do esgoto doméstico urbano para uso industrial, eliminando a necessidade de se retirar água de mananciais para a produção. Valendo-se dessa tecnologia, o denim Nícolas figura entre os lançamentos como um dos destaques em sustentabilidade.

Denim Nícolas. Foto: divulgação

Além desta inovação, a empresa ampliou a linha de produtos com o selo Less Water. Os lançamentos foram: os artigos Taipe e Frades, no Denim; e os produtos Cyros, Sardenha e Mykonos, no Denim Colour. Os tecidos com este selo utilizam até 95% menos água nos processos produtivos.

Expansão da Linha Regen

A empresa também amplia sua linha Regen, que utiliza na produção o algodão cultivado por meio de práticas regenerativas. Com técnicas agrícolas ecológicas, como a redução do uso de produtos químicos e com sistema de sequeiro, é preservada a saúde do solo e a biodiversidade, reduzindo-se consideravelmente a pegada hídrica do algodão. Neste lançamento, os novos tecidos da linha são: Pietro Royal Regen, Pietro Regen, Luiza Regen e Luigi Regen. Fabricados com algodão regenerativo certificado, eles reafirmam o compromisso da Vicunha com processos ecologicamente responsáveis.

Bermuda confeccionada com o tecido Regen, desenvolvido com algodão regenerativo. Foto: divulgação

“A Semana de Lançamentos da Vicunha reflete nosso compromisso contínuo com a inovação sustentável e com a responsabilidade ambiental. Estamos orgulhosos de apresentar produtos que atendem às necessidades do mercado e promovem práticas que respeitam o meio ambiente. Estamos reforçando nossa liderança no setor têxtil global e oferecendo cada vez mais soluções que equilibram qualidade, estilo e sustentabilidade”, afirma German Alejandro, diretor de Marketing e Comercial da Vicunha.

Macrotendências da moda 2026 e novos produtos

São três macrotendências que irão permear a moda no verão de 2026. São elas:

Rewild: explora a fusão entre a natureza e as inovações tecnológicas. Esta tendência busca uma abordagem regenerativa no design, valorizando práticas sustentáveis, estética natural e a proteção contra mudanças climáticas.

Revamped Classics: transforma o cotidiano em algo extraordinário. O foco está em elevar o essencial, com atualizações sutis, técnicas de reaproveitamento e materiais duráveis, aliando funcionalidade e simplicidade. As lavagens de jeans refletem um design sofisticado e modular, com peças que podem ser adaptadas e reconstruídas.

Joyful Disruption: explora um paradoxo de dualidades, misturando o retrô com o moderno, o tátil com o digital e o rebelde com o suave. A moda jeanswear celebra o inesperado, trazendo micromomentos de alegria, nostalgia e expressões criativas através de lavagens ousadas, acabamentos sensoriais e uma estética de autoexpressão.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *