Sinditêxtil-SP promove encontro virtual com sindicalistas laborais

Uma nova edição do Fórum Sindical promovido pelo Sinditêxtil-SP foi realizada no dia 26 de agosto. O encontro online foi aberto pelo presidente do Sinditêxtil-SP, Luiz Arthur Pacheco, e conduzido pelo vice-presidente, Julio Scudeler, responsável nos últimos anos pela coordenação das negociações coletivas, trazendo excelentes resultados nos acordos. Também participaram a Comissão de Negociação Sindical do Sinditêxtil-SP, advogados externos, Diretores, Conselheiros do Sinditêxtil-SP e do Presidente do Sinditec, Leonardo Sant’Ana. Entre os Sindicatos de Trabalhadores estiveram presentes o de Mestres e Contramestres, São Paulo, Americana, Guarulhos, Itatiba, Mogi das Cruzes e Suzano, além da FETRATEX – Federação dos Trabalhadores Têxteis de São Paulo e da FEDTEX – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo.

O presidente Pacheco ressaltou a importância das reuniões do grupo que tem unido todos os dirigentes com o objetivo de otimizar o consenso para as negociações trabalhistas.

O economista do Sinditêxtil-SP, Haroldo Silva, fez uma apresentação sobre o cenário micro e macroeconômico, com dados de produção (têxtil e vestuário), comércio exterior, geração de postos de trabalho e preços, além da expectativa dos empresários para os próximos meses.

Os participantes também debateram os dados apresentados, assim como o panorama político do país. Houve o consenso de que as reuniões do Fórum são válidas para trazer reflexões e discussões antes da data-base e foi sugerida a criação de um cronograma de atividades com o propósito de acelerar o processo de negociações.

O próximo encontro do Fórum Sindical deve acontecer em setembro. A data ainda não está definida.