Setor Têxtil e de Confecção oferece opções em podcasts

Você sabia que mais de 28 milhões de pessoas têm o hábito de consumir podcasts no Brasil? Entre os ouvintes do formato, 81% consomem esse conteúdo digital pelo menos uma vez na semana. O Setor Têxtil e de Confecção não ficou de fora e possui diversos canais que são mantidos por empresas, organizações, imprensa e até por apaixonados pela área.

A redação do site do Sinditêxtil-SP fez um levantamento dos principais podcasts, confira abaixo e aperte o play!

Fio de Prosa
Podcast que comenta o cenário dos negócios no setor têxtil, as notícias que impactaram ou vão impactar as empresas, cases de sustentabilidade, inovação, tecnologia, gestão de pessoas e, sempre um tema principal que dá nome a cada episódio onde um assunto é discutido a fundo. O Fio de Prosa é produzido pelo Sinditêxtil-SP, através do Programa NIT (Núcleo de Integração Têxtil).

V.Talks
Apresentado por Lola Botti e Bárbara Santana, cool-hunters da Vicunha, o podcast aborda temas como comportamento, moda, sustentabilidade, inovação, tendências e tudo que permeia esse vasto universo que é o jeans. Com episódios quinzenais, as apresentadoras convidam sempre um especialista no assunto, construindo um bate-papo dinâmico, com troca de conhecimento e informação relevante.

ELLE News
ELLE News é o podcast da ELLE Brasil que vai ao ar toda segunda-feira. O canal traz o que rolou de mais relevante na moda durante a semana, com notícias comentadas pela redação, além de entrevistas com gente de dentro e fora do mercado.

Fashionismo para ouvir, por Thereza Chammas
Há 14 anos O Blog Fashionismo fala sobre moda, beleza e lifestyle de forma despretensiosa e divertida. Agora, também na versão para ouvir, pra estender o bate-papo.

Moda pé no chão, por Ana Soares
O podcast existe desde 2018 e aborda o tema com um viés mais social. Saber quem somos dentro das roupas é a pergunta central que norteia os assuntos abordados, sempre cheios de questionamentos e discussões que apontam um vestir mais ético, livre e democrático.

Estilo Possível, por Marina Santa Helena
Reflexões sobre moda, tendências, comportamento e principalmente estilo pessoal, convidando a audiência a refletir de um jeito leve, democrático e sem frescuras.

Rádio da Costureira, por Fernanda Herthel
Primeiro podcast do Brasil feito para costureiras, estilistas, bordadeiras e amantes da moda sob medida. A proposta é atualizar e ampliar os conhecimentos na área, além de conhecer novos profissionais.

Moda descomplicada, por Paula Salvador
Episódios rápidos sobre uma moda descomplicada, vida real, sem regras e possível de aplicar no dia a dia. É mais sobre estilo que moda; mais sobre autoconhecimento e liberdade, menos sobre regras.

Backstage, por Marina Colerato
Podcast para falar sobre moda a partir de diversos pontos de vista e para muito além do que é visto nas passarelas e nas revistas. Um olhar para o passado dessa indústria com o objetivo de entender o presente e criar futuros inovadores, criativos e sustentáveis para a moda. Sempre com convidadas contando sua trajetória, o Backstage debate indústria, carreira, questões de gênero e raça, futuro da moda, temas quentes e mais. Para profissionais e entusiastas.

 

Está com o inglês afiado? Que tal um podcast internacional?

Pop Fashion, por Kaarin Vembar e Lisa Rowan
Lançado em 2014, Pop Fashion é um dos podcasts sobre moda que há mais tempo segue no ar e aparece constantemente em destaque nas principais publicações mundiais. Como único podcast que carrega também um viés cômico ao cobrir notícias sobre moda, os episódios semanais são bem descontraídos. Eles abordam desde aberturas e fechamentos de lojas e os últimos looks das passarelas, até estilo pessoais, direitos humanos e questões de sustentabilidade relacionadas à indústria fashion.

The Business of Fashion
The Business of Fashion conseguiu alcançar um grande número de seguidores no mundo todo, que o reconhecem como uma fonte de informações diária essencial para criadores de moda, executivo e empresários em mais de 200 países.

 

SAIBA MAIS SOBRE O MERCADO DE PODCASTS NO BRASIL

A pandemia acelerou o crescimento do consumo de podcasts no Brasil, revela estudo realizado pelo Ibope em parceria com a Globo, que produziu dados inéditos sobre o formato no País. A pesquisa1 aponta que 57% dos entrevistados começaram a ouvir podcasts durante o período da disseminação mundial de COVID-19.

De acordo com o levantamento, os podcasts são consumidos em todo o país, com destaque para as regiões sudeste (46%) e nordeste (26%). Brasileiros com idade entre 25 e 34 anos estão no grupo que mais consome o formato (28%), mas as outras faixas etárias não ficam para trás, revelando o caráter multigeracional do modelo. Quando o assunto é gênero, os números também estão bem divididos: 51% dos ouvintes são homens e 49% mulheres. Já a classe social que mais escuta podcasts é a C (51%), seguida das classes A e B (35%) e D e E (14%).

O maior número de smartphones e, consequentemente, maior penetração da internet, criaram um ambiente ideal para o podcast encontrar novos adeptos. Para se ter uma ideia, em um ano o Brasil ganhou 7 milhões de ouvintes com mais de 16 anos, chegando a 28 milhões de pessoas.

O podcast atende todas as rotinas. Entre os ouvintes do formato, 81% consomem pelo menos uma vez na semana e apenas 19% possuem um consumo mais esporádico. De forma geral, os motivos mais relevantes para o consumo são aprendizado, entretenimento e se manter atualizado, sendo o formato de entrevistas o favorito dos ouvintes (55%).

Curioso para saber mais? A Globo disponibiliza a pesquisa completa.

 

IBOPE para Pesquisa Globo Podcast | Outubro 2020

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