PotencializEE: menos custo com energia

Estão abertas as inscrições para as empresas interessadas em reduzir o custo com energia por meio do PotencializEE – Programa Investimentos Transformadores de Eficiência Energética na Indústria – que tem o intuito de promover Eficiência Energética em PMEs (Pequenas e Médias Empresas) industriais. A implementação tem foco na região de São Paulo, considerando a maior concentração de indústrias e os altos índices de consumo de energia, e conta com estratégias a fim de alavancar os potenciais de Eficiência Energética na Indústria em nível nacional.

A partir de uma avaliação gratuita, o PotencializEE faz um mapeamento da situação e identifica se há indicação para a realização de um diagnóstico mais detalhado, que dará origem a um projeto de eficiência energética.

O PotencializEE é um Programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e coordenado por meio da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), Agência Alemã de Cooperação Internacional. Conta com recursos do Ministério Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha e da União Europeia. A iniciativa é uma contribuição das duas instituições para a NAMA Facility, um mecanismo de financiamento que tem como objetivo ajudar países em desenvolvimento e economias emergentes em seus esforços em direção à redução de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), contribuindo para o combate às mudanças climáticas.