Três milhões de garrafas PET que viram jeans
Fundada em 1929, a Santista acumula uma série de ações relacionadas à sustentabilidade ao longo dos seus 92 anos de história, e envolve tanto o público externo como os mais de dois mil colaboradores. As atividades desenvolvidas pela tecelagem estão diretamente relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Entre eles: ODS 6 (água potável e saneamento), ODS 7 (energia limpa e acessível), ODS 12 (consumo e produção responsáveis), ODS 13 (ação contra a mudança global do clima) e ODS 15 (vida terrestre).
Entre as principais iniciativas da empresa está a utilização de poliéster reciclado proveniente da reciclagem de garrafas PET. A ação, que retira três milhões desse tipo de garrafas por ano do meio ambiente, também tem apelo social e econômico. Referência no tratamento de efluentes, a Santista ainda se preocupa com menos uso de água na produção e hoje reutiliza 20% do efluente tratado. A lista de ações inclui, entre outras, a utilização de biomassa de reflorestamento, o tingimento sem químicos nocivos (índigo com zero anilina) e milhares de mudas de árvores plantadas.
Ficou interessado em saber mais? Então assista ao vídeo abaixo:
No sentido horário: Ligia Santos, gerente de Comunicação Abit/Sinditêxtil-SP, e equipe da Santista: Sueli Pereira – gerente de Comunicação e Moda, José Inácio da Silva Jr – Gerente de Marketing, Giuliana Zago – Gerente de Operações e Caio Campiotto – Gerente de Gestão & Engenharia de Produção
Baixe o eBook com as principais ações e resultados das práticas sustentáveis da Santista.
A Abit e o Sinditêxtil-SP firmaram compromisso com a CETESB para incentivar as empresas do setor têxtil e de confecção a aderirem cada vez mais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. E para compartilhar algumas boas práticas, cinco delas irão contar tudo que estão conseguindo fazer e os resultados obtidos, além de se colocarem à disposição para outras empresas que quiserem mais informações.
Deixe um comentário