Especialistas discutem soluções em eficiência energética

Em busca de mais competitividade, empresas têxteis no Brasil e no mundo buscam alternativas para gerir a eficiência energética. O tema foi discutido no seminário Eficiência e Transição Energética no setor têxtil nacional, realizado no dia 23 de agosto, pelo Sinditêxtil-SP.

Mediado pelo presidente da Abit, Fernando Pimentel, o segundo painel do evento teve a participação de Marco Antonio Chagas, diretor do instituto SENAI de Tecnologia em Energia e que tratou sobre a gestão energética industrial. Ele lembrou que o setor têxtil ainda está entre os segmentos que mais consomem eletricidade, principalmente nas fiações. Destacou o apoio que o SENAI tem dado ao setor T&C na gestão do consumo de energia. “Temos o desafio diário de dar suporte às empresas, tanto pequenas, médias ou grandes”. Citou, ainda, os programas Potencializee e Jornada da Transformação como alternativas para incrementar a eficiência e redução no consumo de energia nas indústrias sediadas em São Paulo.

Marco Chagas

Braz Costa, do Citeve (Portugal), salientou que a sustentabilidade é uma realidade do setor têxtil.  “Estamos num momento de mudanças, com realidades diferentes para cada país”. Segundo ele, o hidrogênio verde é uma aposta feita em Portugal para substituir o uso de gás natural. “As empresas querem soluções em busca de mais competitividade”, disse.

Braz Costa

O painel também contou com Adriano Passos, do Senai Cetiqt, que enfatizou a importância da tecnologia para tornar as empresas mais competitivas e sustentáveis, como a indústria 4.0, por exemplo. “Hoje muitas delas já buscam alternativas em práticas e produtos mais sustentáveis, fontes renováveis, circularidade de peças, tratamento de água e preservação ambiental, entre outros”.

Adriano Passos

O Seminário de Eficiência e Transição Energética faz parte das atividades comemorativas dos 90 anos do Sinditêxtil-SP que irá até março/2023, contando com o patrocínio da Alpargatas, Jolitex, Abit, Adatex, Canatiba, Castanhal, Saltorelli, Santa Constancia, Santista, Abrafas, Alpina, Embrasa, Bonfio, Golden Technology, Hondatar, Rhodia – Grupo Solvay, Rosset.

+ posts

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *