Prefeito Ricardo Nunes visita sede do Sinditêxtil-SP

O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi recebido por Luiz Arthur Pacheco, presidente do Sinditêxtil-SP, na sede do Sindicato. O encontro, no dia 1 de setembro, tratou do programa Retalho Fashion, que visa a destinação correta de resíduos têxteis na cidade, em especial nas regiões do Brás e Bom Retiro, que abrigam grandes produtores de artigos têxteis. A reunião contou ainda com a presença de Aline Cardoso, secretária de desenvolvimento econômico e trabalho, Soninha Francine, secretária de direitos humanos e cidadania, Rafael Cervone Netto, presidente do CIESP e vice-presidente da FIESP, e Fernando Pimentel, presidente da Abit, entre outras autoridades e equipe técnica.

Prefeito Ricardo Nunes, ao centro

“O descarte de resíduos têxteis provenientes do processo de confecção em polos produtores de vestuários na cidade é uma questão de longa data, que passa por desafios de alta complexidade. A ideia é envolver a prefeitura, empresas e entidades do setor, bem como cooperativas, organizando um sistema de maneira a diminuirmos os impactos sociais e ambientais provenientes do descarte irregular. O programa envolve coletar, gerenciar, separar e preparar a matéria-prima para ser reciclada, buscando a geração de emprego e renda, com diminuição do impacto ambiental que o descarte atual desses resíduos tem gerado na cidade”, destacou Luiz Arthur Pacheco. “Em outras palavras, nosso objetivo é impulsionar a adoção de boas práticas ambientais, fortalecer e ampliar o diálogo com o setor, sensibilizar as empresas e incentivar a adoção de soluções que privilegiem a não geração, redução, reutilização e reciclagem de resíduos têxteis”, complementou o presidente do Sinditêxtil-SP.

“Em breve deveremos anunciar uma série de iniciativas visando colocar em prática esse ambicioso e desafiador projeto, totalmente inserido na agenda ESG do Sinditêxtil-SP e em linha com o Programa ODS da CETESB, do qual nossa entidade é signatária”, finalizou o Presidente Pacheco.