Vicunha reforça presença nas semanas de moda com parcerias nacionais e internacionais

A Vicunha, maior têxtil jeans do Brasil e da América Latina e terceira maior do mundo, levou inovação, tendências e sustentabilidade às passarelas da São Paulo Fashion Week N54 e da BRIFW. Por meio de colaboração com projetos sociais e movimentos sustentáveis, de parcerias com estilistas nacionais e internacionais, a Vicunha reforçou a sua relevância no cenário da moda nacional e global.

“Acreditamos na conexão entre a comunidade da moda e a indústria como uma forma de potencializar o desenvolvimento de todo esse mercado, impulsionar inovações sustentáveis e promover as novas tecnologias do setor têxtil”, afirma Francisco Gonzalez, Coordenador de Moda da Vicunha.

O renomado estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch, a argentina Romina Cardillo, o projeto Cria Costura e o Movimento Sou de Algodão, foram alguns parceiros que se destacaram e levaram os tecidos da Vicunha às passarelas.

“O apoio a projetos novos e renomados reafirma o compromisso da Vicunha em abrir espaços e diálogos para o desenvolvimento criativo e profissional na moda. Sempre acreditamos nessa troca e, dessa forma, podemos amplificar o poder de mudança desses atores sociais, que seguem escrevendo uma maravilhosa história”, diz Gonzalez.

Saiba mais sobre as parcerias:

Alexandre Herchcovitch – À La Garçonne

Assinado por Alexandre Herchcovitch, a marca À La Garçonne entregou um desfile de encher os olhos. Ao todo, foram 13 peças criadas com o Hemp Denim e Hemp Light, os tecidos sustentáveis da Vicunha feitos a partir da fibra do cânhamo.

Os looks apresentam caimentos leves e tecidos refinados com balanço entre o sofisticado e o casual, usando de recortes estratégicos, corsets, brilhos e caimentos oversized para trazer uma coleção moderna e confortável.

Romina Cardillo – Nous Etudions

Em colaboração com a Vicunha, o Nous Etudions, idealizado pela estilista argentina Romina Cardillo, apresentou uma coleção baseada na desconstrução, com abordagem direcionada para a reflexão entre o que vestimos e suas diversas formas de uso.

A estilista utilizou o Denim Twig em suas criações, tecido que leva os selos Eco Cycle por ser feito a partir do uso de matéria-prima reciclada e com consumo reduzido de água e produtos químicos. O Twig traz uma proposta de look mais leve e uma versatilidade que permite rasgar e desfiar, sendo uma opção entre os itens da linha V. Eco.

Cria Costura

O Projeto Cria Costura desfilou na passarela do SPFW N54 a sua segunda coleção feita por mulheres e homens periféricos. Em parceria com a Vicunha, as alunas aprenderam técnicas de modelagem em que puderam desenvolver habilidades de criação e design.

A Vicunha estreitou ainda mais os laços com o projeto doando 800m de tecidos para as aulas da 2ª edição da aceleradora criativa, que deram vida à uma coleção inspirada em memórias afetivas, com modelagens repaginadas de peças que marcaram a vida das alunas.

Até o momento, a Vicunha já contribuiu para formar mais de 80 profissionais da moda do projeto.

Sou de Algodão

Com o objetivo de provocar reflexão sobre moda consciente e mostrar que o algodão vai muito além da moda básica, o Movimento Sou de Algodão promoveu o seu primeiro desfile exclusivo na São Paulo Fashion Week.

Os estilistas participantes apresentaram 36 looks exclusivos, muitos deles em parceria com a Vicunha, que contribuiu com os artigos Andrews Plus Tinto, Crossed PT, Yukon PT, Pantanal Plus, Maragogi PT, HEMP Denim e HEMP Denim Light.

Para reforçar a ideia de que o algodão é democrático e diverso, a coleção reuniu conceitos criativos que vão desde o minimalismo e multifuncionalidade aliados às temáticas sociais de gênero, identidade e raízes culturais.

Além da parceria com os estilistas mencionados, a Vicunha marcou presença com o seu extenso portfólio de tecidos nos desfiles das renomadas marcas Issac Silva, As Mariaz, Rafael Silvério, Fauv, Anacê, Misci, Igor Dadona, Modem Studio, Neriage, Dendezeiro e Ta Studio.