Energia limpa: Santista apresenta boas práticas de sustentabilidade

A Santista é uma das patrocinadoras do “Sindi 90 anos” e participou da campanha Sinergia Têxtil – ODS, uma iniciativa do Sinditêxtil-SP, Abit e Cetesb, visando melhores práticas de sustentabilidade, assunto que norteia o Ano 90 do Sindicato. A empresa, além de ações de energia limpa, também compartilhou várias atividades nos ODS.

Fundada em 1929, a Santista acumula uma série de ações relacionadas à sustentabilidade ao longo dos seus 92 anos de história, e envolve tanto o público externo como os mais de dois mil colaboradores. As atividades desenvolvidas pela tecelagem estão diretamente relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Entre eles: ODS 6 (água potável e saneamento), ODS 7 (energia limpa e acessível), ODS 12 (consumo e produção responsáveis), ODS 13 (ação contra a mudança global do clima) e ODS 15 (vida terrestre).

Entre as principais iniciativas da empresa está a utilização de poliéster reciclado proveniente da reciclagem de garrafas PET. A ação, que retira três milhões desse tipo de garrafas por ano do meio ambiente, também tem apelo social e econômico. Referência no tratamento de efluentes, a Santista ainda se preocupa com menos uso de água na produção e hoje reutiliza 20% do efluente tratado. A lista de ações inclui, entre outras, a utilização de biomassa de reflorestamento, o tingimento sem químicos nocivos (índigo com zero anilina) e milhares de mudas de árvores plantadas.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

Baixe o eBook com as principais ações e resultados das práticas sustentáveis da Santista.

+ posts