Setor têxtil abre exposição de valorização ao tecido e tecelagens brasileiras

Dia 4 de março, sábado, será aberta ao público a exposição Arte e Design Têxtil Brasileiro na Galeria Objectos do Olhar, no Baixo Augusta. Participam as principais tecelagens brasileiras: Abduche, Cootegal, Dahruj, Endutex, Lady, Lalitex, Lartex, Nortex, Temar, Tessere, Texion Têxtil, Tramare e Trixia Têxtil. Os apoiadores são Abit, Sinditêxtil-SP, SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). “O objetivo é mostrar a qualidade, tecnologia e inovação dos tecidos brasileiros, principalmente para a decoração e arquitetura”, afirma Wilson Pipoli, idealizador do projeto. A mostra fica até 29 de março e terá vernissage no dia 3 de março, sexta-feira, fechada para convidados. A entrada é gratuita.

A exposição terá instalações das tecelagens, tecidos para manuseio, tendências, experiências em 3D e toutch, encontros, workshops e palestras sobre o segmento de arquitetura e decoração.

O comprometimento socioambiental, uma das premissas da cadeia produtiva brasileira de têxteis para decoração, também marca presença através de ações estabelecidas no evento, como os selos de Certificação Carbono Zero e do Pacto Global e doação de todos os tecidos utilizados na produção das exposições para entidades sociais.

A cenografia e ambientações da 1ª edição do Arte e Design Têxtil Brasileiro são os fios condutores que levam os visitantes para uma jornada de descobertas e experimentações, onde serão criadas estruturas, elementos e instalações conceituais – desenvolvidos a partir de têxteis para decoração.

Dentre os destaques da mostra estão: instalação das tecelagens com área de apresentação das empresas participantes, sala vermelha com as principais tendências em cores, estampas, fios e matérias-primas, além de Cozinha – espaço de informação com um varal em looping com tecidos para toque e realidade virtual com óculos 3D e Touch. Todos os ambientes serão ornamentados com instalações e esculturas artísticas têxteis como as do artista plástico Luciano Trevisan.

O evento promoverá encontros e workshops com temas relacionados ao universo têxtil levando especialistas de referência no mercado, onde profissionais e estudantes do setor terão contato com as atualizações do segmento e reciclagem.

Tecnologia – A tecelagem brasileira tem investido muito em pesquisa e tecnologia para aprimorar os produtos que utilizam fibras de última geração, impressão 3D e inteligência artificial para tornar os tecidos brasileiros mais duradouros e mais sustentáveis. As fábricas possuem tratamento de efluentes, água de reuso e descarte direcionado para Ongs e Oscs da região.

O grande responsável pela introdução das tendências tecnológicas no setor têxtil é o avanço da indústria 4.0 no país e todas as suas características, como o uso de sistemas integrados cyber-físicos, realidade simulada e uso de matérias-primas de última geração.

Sustentabilidade- O segmento trabalha com fibras naturais, fios reciclados à base de plantas, algodão, linho orgânico, cânhamo orgânico, fibras inovadoras e TENCEL® lyocell; lã reciclada de origem animal.

Além de empregar resíduos de alimentos, pet e reutilização de tecidos, bem como de resíduos de vegetais e frutas, como algodão, abacaxi, cana-de-açúcar e cânhamo. Terão tecidos com o selo de certificação de carbono zero do pacto global.

Mercado – A produção de artigos têxteis lar no Brasil alcançou 956 milhões de peças em 2021, avançando 2,3% em volumes, sobre o ano anterior. Em 2021, teve um crescimento de 3,6% na empregabilidade em relação ao ano anterior. O Brasil conta com 1,2 mil unidades produtivas de têxteis-lar com porte industrial, segundo o IEMI sobre o mercado potencial de cama, mesa e banho e decorativos em 2022.

Galeria Objectos do Olhar – Localizada na Rua Augusta, uma das ruas ícones de São Paulo, a galeria Objectos do Olhar busca ser diversa, polêmica e ao mesmo tempo sofisticada. O espaço conta com dois salões principais que juntos somam mais de 100 m² com um estilo industrial que acolhe os visitantes e ajuda a traduzir a personalidade da região. Na programação, arte, performances, oficinas, cursos e residências artísticas. Aberta em maio de 2021, conta com trabalho de diversos artistas referência do mercado brasileiro. A reforma do espaço foi assinada pelo arquiteto Nelson Kemmer, sócio de Junia Melluns que é fotógrafa, artista plástica e promotora de eventos. Vem regularmente abrindo exposições coletivas temáticas com grandes artistas brasileiros. Instagram: @objectosdoolhararte.

Anote:

Exposição Arte e Design Têxtil Brasileiro

Local: Galeria Objectos do Olhar

Rua Augusta, 837, Baixo Augusta

Vernissage fechada para convidados, dia 3 de março, sexta-feira, das 18h às 21h.

De 4 a 29 de março

Terça-feira a domingo – das 11h às 20h

Informações e visitas guiadas: Whatsapp 11 99195-2220 Site: www.arteedesigntextil.com.br Instagram: @arteedesign.textil

Entrada franca

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *