Guia de Produção & Consumo Sustentável é apresentado no Sinditêxtil-SP

A Câmara Ambiental da Indústria Têxtil da CETESB lançou o Guia Produção e Consumo Sustentável – Cadeia Produtiva Têxtil e Confecções – Tendências e Oportunidades, no Dia Mundial do Meio Ambiente. Hoje, 12 de julho, o material foi apresentado na reunião mensal de Diretoria do Sinditêxtil-SP.

O presidente da CETESB, Thomaz Toledo, participou do encontro e destacou a parceria com o Sinditêxtil-SP. “Não conseguimos fazer nada sozinhos. Hoje estamos aqui celebrando o lançamento do Guia, importante produto que conseguimos emplacar juntos no primeiro semestre do ano. Agradeço a parceria e reforço que estamos sempre dispostos a contribuir para a competitividade do setor”, disse. “A CETESB participa do dia a dia das empresas, não é somente um órgão regulador”, acrescentou o presidente do Sinditêxtil-SP, Julio Scudeler. “O Guia é um exemplo de que seguimos na busca de soluções adequadas para a conservação do meio ambiente com as melhores práticas”, enfatiza Luiz Arthur Pacheco, presidente emérito do Sindicato e presidente da Câmara Ambiental.

Criado em parceria com a FIESP, CIESP, Sinditêxtil-SP e Sinditec, sob a coordenação da CETESB, o documento apresenta procedimentos, as informações, conhecimentos e as experiências em andamento na Cadeia Produtiva Têxtil e Confecções, que possam orientar o setor e apontar caminhos convergentes para a sustentabilidade, com a incorporação da Produção e Consumo Sustentável e os avanços da aplicação dos conceitos da Economia Circular, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e das práticas ESG. A ideia é conscientizar o setor quanto às oportunidades existentes nos processos produtivos que adotam tecnologias mais limpas.

O Guia PCS Têxtil aborda: Perfil da cadeia têxtil e de confecção; Da produção mais limpa à Produção e consumo sustentáveis; Tendências e oportunidades em produção e consumo sustentáveis; e Agenda 2030 – o compromisso com os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.