Fitesa: a empresa brasileira mais internacionalizada

Linha de produção Fitesa

Completando 50 anos de fundação, a Fitesa entrou no ranking brasileiro como a empresa que está mais internacionalizada, presente em vários países da Europa, América Latina, Ásia e também nos Estados Unidos. Fundada no Rio Grande do Sul em 1973, a Fitesa possui 22 plantas sendo quatro no Brasil e, em função disso, é de fora que vem o maior faturamento da empresa. 

 Uma das líderes mundiais de nãotecido (TNT), a Fitesa atende ao mercado de higiene, médico e industrial com tecnologias aplicadas para diferentes finalidades. Dentre elas, o Meltblown que é utilizado como filtro de máscaras e respiradores, o que tornou a Fitesa essencial durante a pandemia, conseguindo produzir e distribuir para centros médicos milhares de máscaras. 

Mateus Inácio, COO da Fitesa

“Nossa empresa praticamente foi a salvadora durante a Pandemia, garantindo que não faltasse máscaras para os hospitais. Isso só comprova a importância estratégica do País manter e incentivar as indústrias brasileiras” comentou Mateus Inacio, COO da Fitesa. 

A equipe do Sinditêxtil-SP foi visitar uma das plantas dessa grande empresa, situada em Cosmópolis, de onde saem os nãotecidos para absorventes, principalmente. Com uma tecnologia onde as máquinas “conversam” entre si, é possível observar a planta produtiva trabalhando praticamente sozinha com robôs no final da linha embalando e armazenando os fardos. No Brasil, a Fitesa gera 700 empregos diretos garantindo a produção de 110 mil toneladas em suas plantas 4.0 que trabalham 24 horas, em três turnos, durante os 365 dias do ano. 

Com cinco centros de inovação espalhados pelo mundo, a Fitesa possui 195 patentes em em 6 continentes e acumula indicações para prêmios internacionais como: finalista do World of Wipes Innovation Award de 2022, finalista IDEA Prêmio Avanço em Sustentabilidade e vencedor do Achievement Award para produtos em rolo de 2019.  

A Fitesa investe na agenda ESG e tem sido reconhecida por isso mundo a fora. Seu primeiro Relatório de Sustentabilidade foi publicado em 2013 e, desde então, publica anualmente de forma voluntária seu Relatório de acordo com os padrões do GRI (Global Reporting Initiative Standards), 

“É um orgulho para o setor têxtil brasileiro contar com uma empresa tão tecnológica e inovadora, preocupada com as questões ambientais, sociais e de governança. A Fitesa é um exemplo que eleva o conceito do Brasil pelo mundo. E temos a honra de ter a Fitesa como associada Sinditêxtil-SP” declara Julio Scudeler, presidente do Sindicato.

+ posts

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *