Santista Têxtil: onde a segurança e a ética são valores inegociáveis

Fundada em 29 de outubro de 1929, a Santista Têxtil (antes Fábrica de Tecidos Tatuapé, que levava o mesmo nome do bairro onde a primeira empresa se instalou, na capital paulista), hoje é uma indústria têxtil que atua no segmento de jeanswear e em tecidos destinados a uniformes profissionais. Mas durante esses 94 anos já produziu sacos para embalar farinha, lãs para tricô, casimira, entre outros. Foi a primeira empresa a produzir tecidos para uniformes profissionais, em 1956. Em 1975 passou a produzir denim (índigo blue), para a confecção de jeans e chegou a fornecer seu produto à pioneira Levi Strauss americana (Levi’s). Resiliente, a empresa passou por diversas fases econômicas do Brasil, sempre atenta ao mercado e suas necessidades. Leia mais sobre a história da empresa.

Titular da marca Santista para todo o segmento têxtil, os produtos de cama, mesa, banho, travesseiros e cortinas são comercializados pela Coteminas por meio de contrato de licenciamento, sendo a empresa mineira a licenciada.

Percorrendo a fábrica

Uma equipe do Sinditêxtil-SP visitou as instalações de Americana, sendo recebida pelo CEO Gilberto Stocche; Carlos Henrique Santos Lima, gerente de fábrica; Vanei Moura, diretor industrial; Rosária Souza, gerente de segurança e Franciele Zoz, responsável pela comunicação interna da empresa.

A visita guiada teve como foco mostrar as dependências, o maquinário novo, o antigo, aqueles que estão em fase de substituição nos revelando um parque industrial completo e complexo, com uma equipe de colaboradores comprometidos com os resultados e a segurança. As máquinas de última geração impressionam pela precisão, tecnologia empregada e rapidez na produção.

Observação de máquina empilhadeira digital Foto: Franciele Zoz
Esclarecimento de dúvidas durante a visita guiada Foto: Franciele Zoz
Grupo do Sinditêxtil e Santista, tendo atrás máquinas de última geração
Foto: Franciele Zoz

Logo após o percurso na fábrica, Julio Scudeler, presidente do Sinditêxtil-SP, entregou a Gilberto Stocche uma placa de reconhecimento pelas instalações fabris, equipe de colaboradores e o compartilhamento da expertise industrial e operacional que fazem da Santista um exemplo de sucesso no segmento. A placa vem somar o grande número (28) de prêmios que a empresa já recebeu, entre eles alguns de RH, segurança e ética, além de sustentabilidade. 

Gilberto Stocche recebe placa comemorativa de Julio Scudeler Foto: Franciele Zoz

“Para mim é uma honra receber a visita do Sinditêxtil-SP em nossa planta; somos um membro muito fiel à entidade. Para nós é importante mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo aqui para que todos conheçam e se aproximem ainda mais de nós, observando nossa realidade, podendo embasar todas as lutas que realizamos ao longo do ano”, falou Gilberto Stocche.

“Nossa visita à Santista foi extremamente produtiva; pudemos conhecer toda a trajetória de nossa associada e, também muito importante, foi compreender os princípios que a regem. Para nós, além da inspiração, a jornada da empresa revela um passado edificante, com a superação de inúmeros desafios e um futuro ainda mais promissor, repleto de inovação e fortalecimento de marca”, disse Julio Scudeler.

Participaram da visita, além do presidente do Sinditêxtil-SP, Sylvio Napoli/engenheiro têxtil e assuntos regulatórios; Haroldo Silva/economista; Karen Sena/analista de relacionamento; Karina Infante/assistente de cadastro; Michele Maria da Luz/secretária e Amanda Sales Costa/ departamento jurídico.

Controles de segurança

De acordo com Gilberto Stocche, a segurança, assim como a ética são valores inegociáveis dentro da cultura da empresa, sendo que todo um código de conduta é rigidamente exercido, não apenas dentro das dependências da indústria, mas se estendendo até a vida cotidiana, fora da empresa, de seus funcionários e colaboradores. Para reforçar o comprometimento realizam campanhas de conscientização e há o direito, comprovado, de qualquer funcionário se recusar a realizar algum procedimento ordenado por superiores, se considerar o ato inseguro ou que comprometa a produção. A norma reguladora adotada pela empresa é a NR-12. Graças a esta política, o engajamento é alto e quase inexistentes os acidentes de trabalho.

Pilares de sustentação

A cultura e o engajamento, a visão ESG, a transformação digital e a sustentabilidade são as bases da cultura da empresa que, segundo o CEO, é uma vantagem competitiva, pois cria os valores intrínsecos da companhia que atua no mercado (têxtil). Assim contam com um código de conduta e, dentro deste, um manifesto e, em que se destaca a paixão pelo setor têxtil, o cuidado com o meio ambiente e as pessoas, o ambiente colaborativo e o respeito mútuo. O manifesto finaliza com o slogan: Santista: a melhor para trabalhar, a melhor para vestir.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *