Homenagem do Sinditêxtil à associada Perfeito: da Esq. para Dir – Walter Perfeito, Julio Scudeler, Edevalde Perfeito Jr e Priscilla Perfeito

Perfeito Acessórios: tradição familiar em inovar na moda

No dia 1 de abril a equipe do Sinditêxtil-SP visitou a Perfeito Acessórios de Moda, dentro do seriado Chão de Fábrica, uma agenda de visitas às empresas associadas. Fundada em 1962 e atualmente sediada em Jundiaí (SP), a empresa é um negócio familiar que já está em sua quarta geração.

Especializada no segmento de design e produção de Acessórios de Moda, especialmente botões, etiquetas, fivelas, ponteiras, argolas, correntes, dos mais variados materiais, a marca se diferencia por aliar tecnologia, criatividade e excelência no atendimento às constantes transformações da moda.

Parte do Showroom da Perfeito

“Percebemos que era necessário sair do básico essencial, que sofre muita concorrência, e inovar com criatividade e com tecnologia para atender os desafios que nossos clientes de moda nos traziam. Nos preparamos, então, para atender as confecções com produtos diferenciados e exclusivos”, destaca Priscilla Perfeito, diretora de criação.

Durante o encontro, a equipe do Sinditêxtil-SP foi recebida pelos sócios Walter Perfeito e Edevalde Perfeito Jr, além da diretora de criação Priscilla Perfeito e da coordenadora de desenvolvimento de produto Patrícia Amaral, que apresentaram a história, os diferenciais da marca e a novíssima coleção que ainda será lançada neste mês.

O mundo Perfeito

A empresa de 63 anos conta com 47 representantes em todo o Brasil, atende 1.800 clientes ativos, realiza 500 novos desenvolvimentos mensais e possui uma produção diária de 3,5 milhões de peças, em três turnos. “Cada marca tem um DNA exclusivo. Nós colocamos a nossa identidade em cada projeto. Cada reunião é um produto novo”, reforça Edevalde. Segundo o executivo, a Perfeito tem hoje mais de 350 mil SKUs e esse número só cresce.

Também comentaram da intenção de voltar a exportar e estão estudando alguns países, como Colômbia. Atualmente, o share da Perfeito no segmento gira em torno de 30% do mercado nacional. No último ano, apresentaram um crescimento de 25% e para 2025 têm a meta de alcançar de 30% a 35% de aumento nas receitas. “Sempre digo aos funcionários: nossa preocupação é da porta para dentro, porque aqui temos controle do que cada um de nós pode fazer de melhor. Do portão para fora, não vamos focar, pois não temos controle da economia e política do País” declarou Walter como o lema da empresa.

Como nasce cada botão

Os anfitriões da Perfeito conduziram a equipe do Sinditêxtil-SP para conhecer a empresa, iniciando pelo setor criativo que utiliza programas sofisticados para desenhar e impressoras 3D para o mockup de aprovação dos clientes. Na sequência, foi apresentada toda a linha de produção, desde a matéria-prima até o

produto finalizado, passando pela colorimetria, tratamentos da resina, de madrepérola, coco, fibras de nozes, até às máquinas de polimento, brilho, inscrição laser. Na linha final, o minucioso trabalho de qualidade e contagem das peças em grosas.

Peças especiais merecem tratamento artesanal
Processo inicial de botão de camisaria resinado

Inovação em foco

Após conhecer a sede da Denim City, em Amsterdã, os executivos da Perfeito tiveram a ideia de incentivar uma filial no Brasil. Ajudando na articulação com os maiores produtores de denim, a Perfeito contribuiu para o lançamento da planta brasileira da Denin City em São Paulo, no bairro do Brás (SP). Hoje, é um importante

centro de desenvolvimento do jeanswear no País, capacitando profissionais e hospedando vários showrooms e eventos.

Além de incentivar a inovação, a troca e o acesso entre os elos da indústria e da confecção, a Perfeito realiza viagens de pesquisa de tendências e de confirmação para trazer as novidades para seus clientes. “os trend hunters ficam olhando design, cores e shapes das roupas, enquanto nossa equipe fica focada nos acabamentos, botões, fivelas, etc..” comenta Priscilla “em vez de observarmos a partir das pesquisas de roupas, a gente investe na nossa própria pesquisa de desfiles, vitrines e das ruas   Infelizmente, as faculdades de moda não têm aula de aviamento, mas um detalhe pode aumentar muito o valor de uma peça de vestuário”.

Conjunto de fivelas e botões de resina e madeira

Compromisso com sustentabilidade e responsabilidade social

A Perfeito se compromete não somente com a alta qualidade em seus produtos, mas também com ações sociais e ambientais. Há mais de uma década, mantém um projeto de reintegração social em um presídio feminino, oferecendo trabalho na oficina com quase 10 máquinas na Penitenciária Feminina de Santana/SP. “Elas têm uma produção de muita qualidade e empenho e conseguem depois se recolocarem neste mercado, devido a experiência” diz Walter.

Diariamente, a empresa utiliza 55 mil litros de água na produção, sendo 80% água de reuso da própria empresa, após tratamento, e 20% de captação da rede pública. Além disso, criou uma linha de produtos feitos a partir de reaproveitamento de

botões e fivelas velhas, partindo e reprocessando em novos produtos bem coloridos. A linha natural também inclui cascas de coco e nozes, além de várias sementes utilizadas também na coloração.

Sementes utilizadas para a linha natural de botões

Participação neste Chão de Fábrica

Participaram da visita o presidente do Sinditêxtil-SP, Julio Scudeler, acompanhado pelos colaboradores Sylvio Napoli, de Normas Técnicas, Haroldo Silva e Mariana Petrenko, da Economia, Gabriela Rosa, de Gestão de Pessoas, Tathiane Silveira, da Sustentabilidade e Inovação, Ligia Santos, da área de Comunicação e Marketing Digital, Carla Tamba, Secretaria da Presidência, Karen Rodrigues, do Relacionamento com Associados e a jornalista Priscila Mazini.

Equipe Sinditêxtil e Perfeito

Galeria de fotos:

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *