Reciclagem é uma boa oportunidade à indústria têxtil da Europa
Só na Europa, anualmente, cerca de 10 mil milhões de quilogramas de têxteis são descartados. O preço da fibra têxtil por quilo varia entre dois e três euros, por isso essa área oferece um enorme potencial de negócio», afirma Ali Harlin, professor e investigador no VTT (Centro de Investigação Técnica da Finlândia).
Atualmente, as estimativas apontam para que apenas 1% dos têxteis sejam reciclados e integrados novamente na cadeia de produção têxtil. Para Harlin, os desafios da reciclagem se limitam à complexidade das matérias-primas têxteis e à falta de regulamentação.
A União Europeia E é líder mundial na regulamentação de reciclagem têxtil, mas mesmo aqui, o progresso tem sido lento. É necessário que haja regulamentação adequada em vigor antes de podermos esperar avanços significativos nas taxas de reciclagem têxtil», acrescenta.
De acordo com a Portugal Têxtil, a rede de empresas têxteis e entidades de investigação finlandesas Telaketju investiga a reciclagem têxtil há 10 anos.
O projeto Telavalue, que terminou no ano passado, tinha como objetivo resolver os desafios de sustentabilidade e resíduos associados à indústria têxtil, tendo avaliado as soluções de reciclagem em termos de valor e qualidade, assim como custos e impacto ambiental do processamento.
Leia o estudo completo
Deixe um comentário