Reunião do Sinditêxtil-SP discute linhas de financiamento

O Sinditêxtil-SP realizou na última quinta-feira (23) na sede da entidade, sua reunião mensal de Diretoria e Conselho Consultivo.

Na ocasião, o presidente Luiz Arthur Pacheco fez um balanço das ações do mês, como o Projeto Chão de Fábrica, em que foi visitada a Dini Têxtil, sua presença à Agreste TEX, em Caruaru (PE), divulgou a agenda de próximos eventos e agradeceu o empenho da equipe de colaboradores na organização do evento de posse da nova diretoria e conselhos do sindicato (link).

O executivo anunciou ainda que no dia 18 de junho ocorrerá um workshop sobre representação comercial para buscar atualização de jurisprudência. “Esse é um tema que temos que manter aceso, que as empresas sempre procuram mitigar os seus riscos trabalhistas e, hoje em dia, civis também, através da elaboração de contratos juridicamente seguros e inteligentes”, afirmou Pacheco.

Além disso, informou que o tema do novo episódio do Fio de Prosa, podcast do Sinditêxtil-SP, a ser gravado no dia 29 de abril, irá abordar economia do Brasil e do mundo e seus impactos globais. Para essa edição, foram convidados Roberto Padovani, economista-chefe no banco BV, e Wilson de Mello, ex-presidente da InvestSP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade do governo paulista.

Em seguida, Vinicius Silvestrini Peres, consultor de Negócios na Desenvolve SP, apresentou o papel da agência, das linhas de financiamento para cada fase dos negócios e esclareceu dúvidas, sobretudo para projetos sustentáveis, na linha da economia verde, mulheres e inovação, entre outros.

Após a fala de Peres, Haroldo Silva, economista do Sinditêxtil-SP, exibiu dados do setor têxtil – projeções, saldo de empregos e resultados de 2025 e 2026 (veja quadros abaixo).

Ademais, o economista tratou de baixa rotatividade nas empresas (46%), vagas não preenchidas por mais de 30 dias (62%) e competências técnicas e comportamentais mais exigidas na contratação (comprometimento, operação de máquinas, assiduidade e trabalho em equipe, por exemplo).

No encontro, o diretor-superintendente da Abit, Fernando Pimentel, falou sobre a taxa das blusinhas e do fim da escala 6 x 1. Na avaliação dele, “mesmo os parlamentares que estão do nosso lado têm argumentado o seguinte: essa é uma agenda na qual será muito difícil jogar contra, em razão da eleição. Não vejo como esse assunto ser barrado”.

Pimentel contou que tem trabalhado em conjunto com parlamentares para sugerir emendas e abrir espaços para flexibilizações futuras no próximo governo. O Sinditêxtil SP tem participado ativamente de diversas agendas e debates sobre o tema com a ABIT e outras entidades.

Por fim, Fábio Abranches Pupo, Sócio Diretor no Hondatar Advogados, abordou o assédio político e eleitoral no ambiente de trabalho, assunto que deverá ser tratado com muita atenção pelas empresas, principalmente nos próximos meses em razão do calendário eleitoral de 2026.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *