Vicunha divulga relatório de sustentabilidade com faturamento recorde e avanços em ESG

Vicunha, uma das maiores produtoras de Denim e Denim Colour da América Latina, apresenta o seu mais recente relatório de sustentabilidade, que destaca grandes avanços e resultados alcançados ao longo do último ano.

Com crescimento significativo em seu faturamento e uma abordagem cada vez mais voltada para a sustentabilidade, inovação e cultura organizacional, a empresa reafirma seu compromisso com práticas responsáveis e a busca contínua pela excelência em todos os aspectos de suas operações.

Faturamento recorde – Graças a investimentos estratégicos em tecnologias avançadas e processos produtivos ecoeficientes, a empresa alcançou um marco significativo em seu desempenho financeiro em 2022, registrando um recorde de receita líquida no valor de R$2,9 bilhões. O sucesso é reflexo do compromisso contínuo da empresa em oferecer produtos de alta qualidade e soluções inovadoras para seus clientes.

Com um portfólio abrangente, composto por mais de 300 produtos Denim e Denim Colour, a Vicunha atende às demandas diversificadas dos seus mais de 4.500 clientes em mais de 20 países, o que demonstra sua presença global e a confiança depositada em sua marca.

Para alcançar esses resultados, a Vicunha mantém uma rede sólida de aproximadamente 2.100 fornecedores ativos, que desempenham um papel fundamental em diferentes etapas da cadeia produtiva, desde o cultivo de algodão até a produção de fios, químicos, maquinário e outros insumos essenciais. Essa colaboração estratégica fortalece a capacidade da Vicunha de operar com eficiência, qualidade e responsabilidade em todas as suas operações.

Expansão Global – Com o objetivo de expandir sua presença global, a Vicunha tem se empenhado em implementar estratégias que impulsionem seu crescimento, especialmente nos mercados da Europa e da América Latina. A empresa vem tomando medidas concretas nesse sentido, começando pela reestruturação de suas operações na Europa, visando fortalecer sua posição nesse mercado-chave. Além disso, a Vicunha lançou coleções específicas para atender às demandas dos consumidores europeus, buscando estabelecer-se como uma marca de destaque na região.

Maior produtor de denim da América Latina, a Vicunha conquistou aumento significativo de 30% em sua capacidade de produção na Argentina. A empresa também inaugurou um showroom em Buenos Aires, proporcionando um espaço dedicado para apresentar suas coleções e estreitar o relacionamento com clientes e parceiros locais.

Além disso, a Vicunha inaugurou o V.Laundry, o primeiro hub de inovação em moda têxtil da América Latina, localizado no Ceará, reforçando seu compromisso com a criatividade, a sustentabilidade e o desenvolvimento tecnológico.

Esses esforços demonstram a determinação da Vicunha em expandir sua atuação global, explorando novos mercados e estabelecendo parcerias estratégicas para impulsionar seu crescimento sustentável.

Sustentabilidade – A sustentabilidade e a responsabilidade social são pilares fundamentais para a Vicunha, que une tecnologias e métodos pioneiros para minimizar o impacto ambiental e promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua. No ano de 2022, a empresa intensificou seus esforços, ampliando iniciativas inovadoras, aprimorando práticas e atendendo às exigências de um mercado cada vez mais consciente.

Um exemplo notável é a utilização de 7 mil toneladas de algodão reciclado em sua produção, demonstrando o compromisso da Vicunha com a economia circular e a redução do consumo de recursos naturais.

Além disso, a empresa obteve sucesso na redução de emissões de carbono, tendo alcançado uma diminuição de 5.855 kg em 2022, comparado a 5.149 kg em 2021. Isso representa uma redução total de 11.004 kg de emissões em apenas dois anos.

Outro resultado importante foi a conservação de 61.896 litros de água em 2022, em comparação com 53.906 litros no ano anterior. No total, a Vicunha conseguiu preservar um volume total de 115.802 litros de água ao longo desses dois anos.

Essa conquista destaca os esforços da empresa para melhorar a eficiência hídrica, bem como seu compromisso em utilizar esse recurso vital de forma responsável e consciente.

Cultura organizacional – A Vicunha tem um compromisso firme em promover um ambiente de trabalho inclusivo, onde as pessoas sejam respeitadas e valorizadas. A empresa reconhece que a diversidade é uma fonte de força e criatividade, e que o diálogo aberto e a colaboração são fundamentais para o desenvolvimento de talentos e a entrega de resultados consistentes.

Atualmente, a  Vicunha emprega mais de 6.800 funcionários, sendo um ambiente onde cada indivíduo tem a oportunidade de crescer e se desenvolver profissionalmente. Em reconhecimento ao talento interno, a empresa promoveu mais de 600 funcionários em 2022, demonstrando o investimento na progressão de carreira e no crescimento dos colaboradores.

“A divulgação do nosso segundo Relatório de Sustentabilidade é um momento de celebração para a Vicunha. Estamos felizes em compartilhar nossos avanços e conquistas, cientes de que esse é apenas o começo de uma jornada contínua. Estamos comprometidos em inovar e buscar soluções para continuar crescendo e tornando o nosso setor cada vez mais sustentável”, comenta Marcos de Marchi, CEO da Vicunha.

O Relatório de Sustentabilidade 2022 da Vicunha proporciona uma visão completa das práticas e compromissos da empresa, reforçando o compromisso da Vicunha em promover um impacto positivo em todas as suas operações. Para obter informações detalhadas, o documento completo está disponível no seguinte link: https://www.vicunha.com/sustentabilidade.