Equipe Sinditêxtil-SP na Capricórnio Têxtil

Capricórnio Têxtil: desenvolvimento humano e sustentabilidade reflete maior produtividade

A Capricórnio Têxtil é responsável pela produção de 60 milhões de metros de denim por ano, sendo a segunda maior produtora do tecido no país. Com 850 colaboradores e 2000 clientes, a empresa se destaca no segmento pela atenção aos valores éticos e sustentáveis, no cuidado com as pessoas, na agilidade de processos e na escuta ativa de todos os envolvidos na produção.

Participa da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da ONU para ações alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável) e, desde 2019, aderiu ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção – pelo Instituto Ethos. Desenvolveram um Código de Conduta Interno, assim como outro para os Fornecedores, que passam sempre por atualizações, para prevenir situações que possam causar danos à credibilidade da empresa. Recentemente recebeu as certificações Great Place to Work e Great People Mental Health, esta última com duas estrelas. Além disso publica um Relatório Anual de Sustentabilidade.

Conta com plantas fabris em São Carlos (fiação e tecelagem), Bragança Paulista (tecelagem e acabamento), um escritório comercial e financeiro na capital paulista, onde também têm 2 showrooms, um dos quais na Denim City SP.

A equipe do Sinditêxtil-SP visitou a planta de São Carlos, onde foi recebida por Francisco Manfredini, diretor de Operações e Logística e André Michellon, gerente industrial da unidade. Ambos mostraram todas as etapas do processo, desde a fiação ao tecido pronto, apresentando os detalhes de cada tipo de máquina, todas de última geração. O grupo também pode conhecer o laboratório que verifica a qualidade dos tecidos, por meio de vários processos.

Placa na área dos teares

Durante a visita Manfredini destacou o cuidado com os colaboradores, o incentivo à convivência entre várias gerações, assim como a cultura da empresa. “Sempre buscamos contratar valores; técnicas a gente ensina”, explicou o diretor, que complementa que “um colaborador feliz, é sempre mais produtivo”.

Equipe do Sinditêxtil-SP observa o processo de tecelagem

Fundada em 1946, no bairro da Mooca, na capital paulista, por Elio Aldo Manfredini e Mário Franchini, a Capricórnio Têxtil produzia, no início, por meio de dois teares, tecidos de lã. Mais tarde, passou a tecer fios de poliéster, para o mercado de moda masculina, conforme o mercado necessitava. Quando Julio Manfredini, filho de Aldo,  assumiu a empresa, ao lado de 2 sócios, começou a enveredar pela produção de denim que aos poucos se revelou superior aos dos concorrentes e, a partir daí, foram deixando de lado os demais tecidos e se dedicaram apenas ao índigo. Hoje a empresa é gerida pela terceira geração da famíia: Gustavo Manfredini (CEO), João Bordignon (diretor de Marketing e Negócios) e Francisco Manfredini.

Gustavo Manfredini (CEO)
João Bordignon (diretor de Marketing e Negócios)
Francisco Manfredini, (diretor de Operações e Logística)