Parceria de R$ 23,7 mi apoia pequenas empresas e startups

O Sebrae vai destinar R$ 23,7 milhões para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de startups, micro e pequenas empresas realizados em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). O acordo entre as duas instituições foi assinado nesta quinta-feira (13/01), na cidade do Rio de Janeiro, durante o evento Innovation Rio Week.

Esse é o terceiro contrato entre as organizações para fomentar a inovação. A novidade ficar por conta da ampliação do apoio financeiro do Sebrae às fases finais da inovação e não somente ao desenvolvimento da tecnologia, como preveem as parcerias anteriores. A mudança acompanha a criação do programa Lab2MKT, da EMBRAPII, que garante recursos não reembolsáveis e acompanhamento técnico aos projetos de startups e pequenas empresas em todo o ciclo da inovação – permitindo que a tecnologia desenvolvida na primeira fase vire produto e chegue ao mercado.

Modelo

A EMBRAPII financia parte do valor dos projetos inovadores da indústria brasileira com recursos não reembolsáveis e alavanca recursos privados em inovação. O recurso do Sebrae – que já totaliza R$ 80 milhões – é utilizado para apoiar a contrapartida das pequenas empresas, reduzindo em até 80% do custo dos investimentos. A parceria entre as duas instituições permitiu o desenvolvimento de 174 projetos de PD&I de 190 empresas, que totalizam R$ 166 mi.

Com o novo contrato, as startups também vão contar com recursos não reembolsáveis do Sebrae para etapas como homologações ou certificações, provas de conceito, lotes piloto, registro de propriedade industrial, entre outros dispêndios. O apoio também poderá ser utilizado em serviços de assessoria qualificada em inovação, design, modelagem de negócios, entre outros, desde que relativos ao projeto desenvolvido em parceria com uma Unidade EMBRAPII.