Tecelagem anuncia reestruturação comercial e adota nova marca

A excelência em desenvolvimento, produção e comercialização do Denim – DNA da Canatiba – agora se divide em três unidades de negócios com gestão especializada. Canatiba Textil é a marca que sustentará esse novo capítulo de uma história com mais de meio século.

O nome também representa um resgate histórico. A empresa iniciou suas atividades no final dos anos 60 com o nome Textil Canatiba. Mais tarde, trouxe o jeanswear e tornou-se Canatiba Denim Industry, marca que acompanhou a tecelagem nos últimos 17 anos.

Denim, Special Fabrics e Utilitárius são as três divisões que integram o novo conceito da indústria, em busca do atendimento das necessidades de um mercado cada vez mais complexo e exigente. Equipes comerciais exclusivas atenderão cada segmento com o profissionalismo e o tom de voz adequados a cada realidade.

Denim – O sangue azul continua correndo nas veias da tecelagem que tem no pioneirismo e na tecnologia suas marcas registradas. O Denim segue como carro-chefe, avançando na direção de soluções que aliam conforto, qualidade e design.

Mesmo durante o período de pandemia, a Canatiba desenvolveu novas tecnologias como Demax, Elastopol, Trio Core e Triple Dry, em busca da adequação do jeans aos novos hábitos de consumo pautados pelo isolamento social e o home office.

A equipe de vendas segue atuando em todas as frentes desse segmento, das confecções espalhadas pelo país aos magazines e redes de varejo e no mercado internacional em busca de soluções sustentáveis, alinhadas com as tendências internacionais de moda.

Special Fabrics – Em Special Fabrics, a Canatiba reúne seus tecidos coloridos, maquinetados, PT’s e estampados que agora contam com um time que partirá em busca de novos horizontes, para além do jeanswear, em outros setores da moda, como a alfaiataria, por exemplo.

Esse time permitirá à tecelagem explorar melhor suas potencialidades industriais. É o caso da estamparia digital que vem crescendo com designs exclusivos, trabalho que envolve uma interface entre os setores criativos dos clientes e a área de desenvolvimento da Canatiba.

Aqui o trabalho se dá com foco nos detalhes, acompanhando, a cada coleção, as expectativas das marcas, em uma sintonia conceitual que fala a língua do mundo fashion, em constante transformação.

Utilitárius – A divisão de Utilitárius é a grande novidade da empresa que passou dois anos em pesquisa para o desenvolvimento de produtos específicos para a uniformização. Durabilidade, ciclos de lavagem, conforto e garantia na reposição, estão entre as características mais importantes desse segmento.

Outro ponto fundamental é o controle do escoamento da matéria-prima. “Como já fazemos no Denim e Special Fabrics, estamos preparados para estocar os tecidos para os nossos clientes que utilizarão as bases na medida da sua necessidade”, explica Darci Covolan, sócio fundador da empresa no comando da área comercial.

A cadeia de uniformização tem atores diferentes do universo da moda. Atuam nessa área os departamentos de marketing das grandes empresas, além de desenvolvedores especializados em uniformes, tudo na mais absoluta sincronia com a facções e Private Labels.

Em redes de varejo por franquia, por exemplo, uma demanda de grande porte torna-se uma exigência mínima a cada pedido, de uma nova loja ou quiosque inaugurado. Essa gestão, envolve um know how que a Canatiba desenvolveu em outras áreas e agora disponibiliza para esse segmento.

Outro ponto importante é a questão da sustentabilidade. O conjunto de certificações obtido pela Canatiba, confere à empresa um passaporte carimbado para integrar o mundo dos uniformes como elo de uma cadeia das mais exigentes.

“E podemos agregar com tecnologias desenvolvidas para o Denim e Special Fabrics agora incorporadas aos tecidos Utilitárius, conferindo características de conforto e desempenho incomuns nesse mercado”, afirma Darci.

Expectativas – Essa reestruturação da Canatiba permitirá que os segmentos Special Fabrics e Utilitárius alcancem até 2023 a casa de 15% da produção total da empresa, com a ativação de sua capacidade produtiva, utilizando a estrutura industrial existente.

O novo conceito foi iniciado com êxito na última edição da Colombiatex e agora alcança o mercado brasileiro com um calendário comercial agressivo em uma estrutura que envolve seis showrooms e 53 representantes atendendo o mercado nacional e internacional.