Sinditêxtil-SP promove visita ao Parque Tecnológico de São José dos Campos

O Sinditêxtil-SP organizou, como parte das comemorações de seus 90 anos, uma visita técnica ao Parque Tecnológico de São José dos Campos, uma das principais instituições de inovação tecnológica do País. Um grupo de 20 pessoas entre empresários e profissionais do setor têxtil e de confecção integrou a comitiva recebida pelo diretor geral do PqTec, Jeferson Cheriegate, no dia 19 de julho. “Por meio do nosso hub de inovação, podemos oferecer soluções que contribuam com a competitividade e a sustentabilidade das empresas, de todos os tamanhos e modelos”, disse.

O presidente do Sinditêxtil-SP, Luiz Arthur Pacheco, também participou do encontro. Na abertura das atividades, ele destacou a grandiosidade do projeto. “Esse parque tecnológico é um exemplo de primeiro mundo. Tem uma excelente estrutura e não deixa nada a desejar se comparado a outros como o da China e dos Estados Unidos”, enfatizou.

Durante a visita, o grupo foi conduzido por Amaury Acatauassu, chefe de Novos Negócios do Parque Tecnológico que foi inaugurado em 2006. Antes do tour, ele fez uma apresentação detalhada do PqTec. Na primeira parte da visita às instalações, os visitantes puderam conhecer diferentes laboratórios e espaços do local.

Após o almoço, o grupo esteve com a Promaking, startup que faz gravações com diferentes tipos de laser para rastreabilidade. Já no Centro de Segurança e Inteligência (CSI) foi possível conferir como operam as mil câmeras de segurança que realizam o monitoramento na cidade de São José dos Campos.

“Foi uma visita muito rica de informações, onde foi possível absorver conhecimentos e travar conexões. O Sinditêxtil-SP continuará a incentivando as empresas a conhecer essas oportunidades de inovação tecnológica e sustentabilidade”, complementou Pacheco.

Empresas residentes, startups, instituições de ensino e pesquisa e escritórios de negócios estão instalados no PqTec. No total são mais de 188 mil metros quadrados de infraestrutura.

O Parque Tecnológico São José dos Campos é pioneiro no Estado. Foi criado pela Prefeitura de São José dos Campos e Governo de São Paulo com o objetivo de ser protagonista no desenvolvimento da região e do país, sendo um grande articulador para a criação de novos produtos, tecnologias e processos.

Quer saber mais sobre as próximas atividades comemorativas dos 90 anos do Sinditêxtil-SP? Acompanhe o site e as redes sociais do Sindicato ou entre em contato diretamente com giovana@sinditextilsp.org.br.