Sinditêxtil-SP marca presença na COP 27

O presidente do Sinditêxtil-SP, Luiz Arthur Pacheco, integrou comitiva da  CETESB em reuniões nas cidades do Cairo e em Sharm El Sheik, no Egito, durante a realização da COP 27, de 6 a 18 de novembro. “Foi uma grande satisfação participar dos eventos organizados pela CETESB, com apresentações focadas em projetos, ações e resultados alcançados por diversos segmentos produtivos, além da integração do meio acadêmico com os assuntos relacionados à busca da descarbonização do planeta”, comentou Pacheco.

Aproveitando o momento propício, aberto para discussões sobre a mitigação dos gases de efeito estufa, a CETESB promoveu, na cidade de Sharm El Sheikh, em 14 de novembro, o encontro “Casos de Sucesso na Agenda Climática”.

Com uma reunião de especialistas ambientais, acadêmicos e representes de empresas aderentes ao Acordo Ambiental São Paulo, o evento teve o intuito de debater ações voluntárias voltadas para promoção do equilíbrio climático e difusão dos programas de mitigação dos gases de efeito estufa. A abertura foi conduzida pela dirigente da CETESB, Patrícia Iglecias

“Hoje, mais uma vez, comprovamos o protagonismo paulista no enfrentamento das mudanças climáticas. O Acordo Ambiental São Paulo, aqui representado por alguns de seus aderentes, demonstrou que a parceria publico privada alavanca projetos importantes para a qualidade ambiental e de vida”, disse Patrícia Iglecias.

A assessora da Presidência da CETESB e secretária – executiva da Câmara Ambiental de Mudanças climáticas, Josilene Ferrer, ponderou que o Acordo Ambiental São Paulo reúne players importantes da economia paulista. “Com tão pouto tempo de existência já se tem experiências estratégicas de redução de emissões para serem compartilhadas. A participação de tantas empresas aderentes do Acordo no evento em Sharm El Sheikh amplificou o debate e demonstra a robustez da iniciativa. Descarbonização da economia não é mais um projeto a ser alcançado. Experiências concretas demonstram que, para muitas corporações já faz parte do dia a dia da entidade. Mas temos muito a avançar e aprender, por isso esse tipo de debate é tão vital , eles oxigenam a iniciativa e alargam nossas novas metas de ação”.

Cases de Sucesso – Foi lançado o livro “91 Cases de Sucesso na Agenda Climática”, 2ª edição, língua inglesa, com a presença de representantes de cerca de 20 empresas do Acordo Ambiental, e foi entregue para os participantes o destaque que marca sua participação nessa publicação. Essa obra contou com o esforço de mais de cem autores e revisores. A edição em português será lançada em São Paulo em dezembro e, ao final do evento, a CETESB juntamente com o presidente da Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas anunciaram a criação do GT Mercados de Carbono, como parte do esforço de apoiar as bases técnicas para o desenvolvimento dessa agenda. A  publicação conta com 91 relatos referentes à contribuição voluntária de empresas localizadas e/ou com atuação no Estado e de associações que representam setores produtivos, aderentes ao Acordo Ambiental São Paulo.

O livro é composto de dois volumes, um inglês e outro em português e, com a descrição de novos casos de sucesso. O texto final foi produto de diversos debates e resultou numa leitura de qualidade técnica. A primeira parte da publicação abordou, em 91 cases, uma amostra do que foi feito e planejado em prol do cumprimento das metas ambientais voluntárias para deter o aquecimento global. A segunda parte da edição foi composta pela Nota Técnica 01 – Quantificação e Relato de Emissões de Gases de Efeito Estufa, atualizada, em inglês e português, com a abordagem e apresentação de referências e metodologias para reportar as emissões de gases de efeito estufa.

Descarbonização  – A cidade do Cairo, no Triumph Plaza Hotel, foi o local escolhido, no dia 11 de novembro, pela CETESB e pela USP, para sediar um encontro paralelo à COP 27. “Um ponto relevante no encontro de hoje, no Cairo, que reuniu especialistas, acadêmicos, profissionais liberais e representantes de empresas aderentes ao Acordo Ambiental São Paulo, é a sinergia de trabalho entre o poder público, privado e academia na busca pela descarbonização”, salientou a dirigente da Companhia Ambiental Paulista, Patrícia Iglecias.

Reunião no Cairo

O evento, reuniu representantes de diversos países, mas as falas convergiram para um discurso homogêneo que ressaltou a sinergia, as parcerias, a busca por inovações tecnológicas e políticas públicas, com o objetivo de equilibrar o clima. Nas palestras, ficou claro, que as conexões feitas serão concretizadas após a COP 27.

A assessora da Presidência da CETESB e secretária – executiva da Câmara Ambiental de Mudanças climáticas – Josilene Ferrer explica que o evento realizado no Cairo materializou a aspiração de criar um ambiente acadêmico relevante e estimulante para troca de experiências, que contou com a ampla adesão de empresas e associações que são parte do Acordo Ambiental São Paulo. “Tivemos a presença de especialistas de universidades do Algarve, da Indonésia, do Egito, além da presença das três principais universidades paulistas, UNESP, UNICAMP e USP, que estão avaliando a possibilidade de integrar o time de observadores do Acordo Ambiental São Paulo. Os temas debatidos serão norteadores dos próximos anos, seja no cenário internacional, ou para São Paulo. A descarbonização da economia paulista e mundial é um imperativo, a expansão das renováveis é urgente, e São Paulo necessita contribuir com bases técnicas para a emergência do mercado de carbono nacional.”

Com informações da CETESB

+ posts

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *