Projeto oferece vagas de trabalho para refugiados e migrantes

De acordo com agências da ONU, o número de venezuelanos que deixou o país ultrapassa cinco milhões de pessoas e o Brasil seria o quinto destino procurado por eles. Para garantir o atendimento humanitário aos refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima, principal porta de entrada da Venezuela no Brasil, o governo federal criou, em 2018, a Operação Acolhida.

Uma grande força-tarefa humanitária executada e coordenada pelo Governo Federal com o apoio de entes federativos, agências da ONU, organismos internacionais, organizações da sociedade civil e entidades privadas, totalizando mais de 100 parceiros, a Operação oferece assistência emergencial aos refugiados e migrantes venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira com Roraima.

Uma das vertentes da Operação é a interiorização dos refugiados/migrantes por meio de vagas de emprego sinalizadas, que é o direcionamento do venezuelano e família (se o caso), para uma vaga de emprego já definida.

Diversas empresas de renome já aderiram à Operação contratando centenas de refugiados, como por exemplo, BRF, JBS, Coco Bambu, Grupo Madero, Lojas Renner S.A., Prima Foods, Copacol, dentre outras. Caso a sua empresa tenha vagas para oferecer e deseja participar da Operação Acolhida, entre em contato: cci.vagadeemprego@ftloghum.eb.mil.br.

Além da contratação ter o caráter humanitário, haja vista estas pessoas chegarem ao Brasil em condições deploráveis e sub-humanas, ainda que muitas delas já sejam capacitadas e tenham profissões, a contratação além de alimentar o mercado escasso de mão de obra, enriquece a empresa no sentido de fortalecimento de sua marca, diversidade no ambiente de trabalho com inclusão de pessoas capacitadas que possuem outro idioma, fidelidade, uma vez que gera menor rotatividade, haja vista extrema necessidade de continuação no emprego para sua reestruturação, dentre outras vantagens e benefícios. Importante ressaltar, ainda, que a empresa não arcará com os custos de transporte dos refugiados ou migrantes até o local de seu futuro emprego, uma vez que a logística também é uma vertente do projeto.