Atividade industrial segue sem força em maio

A produção industrial subiu em maio de 2023, após um movimento de queda iniciado em setembro de 2022. Nesse período de oito meses, ocorreram sete quedas. De acordo com a Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice de evolução da produção ficou em 51,6 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos, que separa a queda da alta da produção na comparação com o mês anterior. Foram ouvidos 1.677 empresários, entre 1º e 13 de junho.

A economista da CNI Cláudia Perdigão explica que a alta da atividade industrial foi registrada após uma série de resultados negativos, mas o índice é o menor dos últimos três anos para o mês de maio, o que indica atividade mais moderada na comparação com os anos anteriores.

“Os dados mostram falta de força da indústria, com queda no emprego e estoques em alta. Um dado positivo é a alta da utilização da capacidade instalada, que subiu dois pontos. Apesar do avanço, o percentual é menor do que o registrado nos últimos dois anos para o mesmo mês”, explica Cláudia Perdigão.

O índice de evolução do número de empregados ficou em 48,4 pontos, valor que representa queda do emprego industrial na passagem de abril para maio de 2023. O resultado está abaixo da linha divisória dos 50 pontos desde outubro de 2022.

Estoques seguem acima do planejado – O índice de evolução do nível de estoques foi de 51,3 pontos em maio deste ano, por estar acima da linha divisória de 50 pontos, o índice aponta alta dos estoques em relação a abril. É o quarto mês consecutivo de alta dos estoques.

O índice de nível de estoque efetivo em relação ao planejado também ficou em 51,3 pontos. O excesso de estoques indesejados é praticamente o mesmo do mês anterior (o índice ficou em 51,5 pontos em abril).

Melhora moderada das expectativas em junho de 2023 – Todos os índices de expectativas aumentaram em junho deste ano. Com as altas, os índices de expectativa de número de empregados e de quantidade exportada, que se situavam praticamente sobre os 50 pontos em maio, se afastaram e estão mais acima da linha divisória.

O índice de demanda foi de 54,6 pontos e o indicador de compras de matérias-primas alcançou 52,7 pontos. O índice de evolução do número de empregados aumentou 0,8 ponto, para 50,7 pontos, enquanto o índice de quantidade exportada aumentou 0,6 ponto, para 50,8 pontos.

Intenção de investir cresce – O índice de intenção de investimento apresentou alta de 1,1 ponto, passando de 52,9 pontos em maio para 54 pontos em junho. Antes de maio, o índice vinha de uma série de oscilações, alternando movimentos de alta e baixa moderados, entre janeiro e maio de 2023.

A alta de junho reverte totalmente a queda de maio e recoloca o indicador no mesmo patamar de fevereiro de 2023. Essa dinâmica sugere cautela nas decisões de investimento por parte dos empresários da indústria.