Inadimplência das empresas terá possível elevação nos próximos seis meses, aponta FIESP

A pesquisa “Endividamento no Crédito Livre”, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) revela que mais de 50% das empresas respondentes com créditos contratados já estão com parcelas em atraso ou preveem dificuldades de pagamento em até 6 meses.  A pesquisa foi realizada com 339 indústrias de São Paulo, de diversos setores e portes, entre 24 de maio e 9 de junho de 2023.

De acordo com o levantamento, 30,1% das indústrias contrataram capital de giro, o ano com o maior número de contratos foi 2022, com 45,1% do total no período.

A pesquisa detectou que 70% das empresas buscaram as instituições financeiras para renegociar as condições do empréstimo e, em 87,5% das vezes, a demanda era de aditamento, repactuação ou reorganização dos contratos. Destas, metade não conseguiu efetivar a renegociação. Os motivos informados foram indisponibilidade de novos acordos para contratos em andamento, proposição de condições recentes superiores às contratadas, entre outros.

Quase 70% das indústrias não contrataram capital de giro. As altas taxas de juros, as dificuldades relacionadas à documentação e as exigências de garantias muito elevadas são apontados como fatores limitantes para a solicitação de crédito. Além disso, 56,1% dos respondentes informaram não precisar de crédito no momento em que foram entrevistados.

Confira os detalhes.

+ posts