PIB regional se recupera e soma R$ 162,2 milhões no segundo trimestre

Dados apurados pela Fundação Seade revelam que de abril a junho de 2023, o PIB (Produto Interno Bruto) da região de Campinas, subiu 1,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior (janeiro a março). Em valores correntes, foram registrados R$ 162,238 milhões no segundo trimestre deste ano. Comparado ao PIB estadual, o total de riquezas da região atingiu crescimento superior no período. O avanço do setor industrial teve impacto direto no resultado do PIB, que retomou crescimento nas cidades da região.

O PIB estadual no segundo trimestre de 2023 avançou 0,7% em relação ao trimestre imediatamente anterior. No acumulado dos últimos quatro trimestres, o PIB paulista cresceu 3% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Segundo a Seade, o principal motivo que explica a alta do PIB regional no período é o avanço do setor industrial, que cresceu 1,4%.

“O estudo tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos setores de atividade presentes na economia paulista. As análises contemplam a estrutura dos segmentos em termos de valor e emprego, seu peso na economia estadual e a sua inserção no contexto nacional e internacional. Os estudos abrangem também a evolução da distribuição das atividades entre as regiões do Estado e as suas perspectivas em termos de investimentos, inovação e incorporação de novas tecnologias”, informou a Seade. Também compõem a chamada Região Administrativa de Campinas as cidades da microrregião: Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia e Sumaré.

Fonte: Investe SP

+ posts

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *