Santaconstancia®: sustentabilidade têxtil do tema às ações

A Santaconstancia acaba de apresentar ao mercado sua mais recente inovação: o projeto Carbon Neutral. Resultado de uma jornada de comprometimento com processos de produção conscientes, a empresa incorpora a poliamida Amni® Carbon Neutral e passa a neutralizar as emissões de gases (GHG) por meio de projetos de reflorestamento na Amazônia.

“Um novo ciclo que nos orgulha muito, não apenas pelo passo em inovação têxtil, como também pelo compromisso renovado em busca de um futuro mais responsável”, declara Alessandro Pascolato, Presidente da Santaconstancia. “Demos agora mais um passo à frente sendo a primeira empresa têxtil no Brasil a lançar um portfólio de malhas Carbono Neutro com a Rhodia, parceiro de longa data. Este projeto é parte de um contexto mais amplo e sistêmico, de uma gestão da sustentabilidade envolvendo mensurações em uma agenda coletiva futura, da forma como vem sendo destacado pela ONU”, complementa Gabriella Pascolato Costa, Diretora de Produto.

Trajetória de escolhas – A sustentabilidade é uma jornada que a Santaconstancia® iniciou em 2007 com o programa CO2 Control®, que já sinalizava na época o caminho escolhido pela empresa. Em 2014 foi pioneira em certificar todos os tecidos com o selo Oeko-Tex® Standard 100, atestando a ausência de químicos tóxicos. Nesta mesma época, o equacionamento do uso da água em seus processos industriais consolidou a parceria com a Sabesp para utilização de “água de reuso”.

Ao longo do tempo e com o foco na sustentabilidade e bem-estar, outras tecnologias foram incorporadas ao portfólio, tais como: materiais biodegradáveis, aproveitamento dos raios infravermelhos longos do corpo, proteção têxtil solar, incluindo UV 80 Stretch + WET®, que protege mesmo com a malha esticada e molhada. Outro destaque neste período foram as malhas repelentes ao mosquito Aedes aegypt, vetor da Dengue e Chikungunya. E durante a pandemia, a Santaconstancia® participou ativamente no desenvolvimento e oferta ao mercado de tecidos e malhas antivirais.

O aumento gradativo das atividades pós-pandemia vem exigindo, diante da retomada do consumo, respostas mais efetivas para o tema da sustentabilidade têxtil. As discussões sobre os impactos ambientais sempre estiveram presentes na Santaconstancia® e em todas as dimensões: água, ar, biodiversidade e fontes energéticas sustentáveis. O conceito de Zero água no tingimento foi um dos primeiros programas lançados neste período.