Contribuição Sindical

Quanto custa um sindicato?

A importância de acompanhar o trabalho que os sindicatos patronais realizam, compreendendo que para cada iniciativa há um custo, é pedra fundamental para melhorar o ambiente de negócios, de maneira forte e coesa. Alguns empresários acreditam que um Sindicato patronal só realiza negociações coletivas. No entanto, o Sinditêxtil-SP executou mais de 680 atividades em 2023. Só de reuniões de comitês setoriais foram 70 encontros realizados entre as empresas de  texturizadores, tecidos de decoração, química têxtil, estamparia digital, fiação, denim e sarja, aviamentos, dentre outros encontros, como o de Relações Trabalhistas e Fórum com os trabalhadores. Quanto custa esse networking?

Quanto custa conseguir uma boa negociação? Quanto custa conversar com o governador, autoridades do executivo e legislativo paulista e expor necessidades do setor? E quanto custa ajudar a desembaraçar rapidamente uma importação de um associado?  Tudo isso custa muito.

Abaixo, o presidente Julio Scudeler justifica em carta aberta os grandes desafios e o custo justo para continuarmos a defender e fortalecer o setor têxtil de SP.

CARTA ABERTA

Prezado Companheiro Empresário do Setor Têxtil,

Com satisfação e sentimento de dever cumprido, encerramos o ano de 2023, com extensa agenda de atividades e realizações. Agora, um novo ano se se inicia, trazendo novos desafios e esperanças por dias sempre melhores. E, como sempre, nós do Sinditêxtil-SP estaremos com você nessa jornada.

Na esfera sindical, mais uma vez celebramos novas Convenções Coletiva de Trabalho que, estamos certos, atenderão às necessidades de nossas empresas, com cláusulas econômicas e sociais compatíveis com a realidade do setor têxtil paulista.  Além das negociações coletivas, o Sinditêxtil-SP promoveu uma série de atividades para o fortalecimento e defesa do setor, assim como o atendimento individual para as necessidades de cada associado. Essas iniciativas podem ser conferidas em nosso Relatório de Atividades de 2023.

Para 2024, estaremos focados na agenda de sustentabilidade (ESG) do Sinditêxtil, que tem como lema “Energia que se renova todo o dia” como direcionador das nossas ações. Ademais, teremos uma agenda tributária intensa, principalmente voltada à prorrogação do crédito outorgado de ICMS, por mais 2 anos.

E, para que possamos contar com recursos necessários à manutenção de nossas atividades, estamos lhe encaminhando a cobrança da Contribuição Assistencial patronal 2024, com fundamento em recente decisão do STF, que reconheceu a legalidade de sua cobrança para todas as empresas do setor, sendo ou não sindicalizadas, conforme tabela aprovada em Assembleia Geral do Sinditêxtil-SP convocada para tal finalidade, a saber:

CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL SINDITÊXTIL-SP
Empresas com 00 até 25 empregados  R$ 3.252,38
Empresas com 26 até 50 empregados  R$ 5.247,76
Empresas com 51 até 100 empregados  R$ 7.869,36
Empresas com 101 até 200 empregados  R$ 13.112,54
Empresas com 201 até 500 empregados  R$ 20.984,18
Empresas com 501 até 1.000 empregados  R$ 31.488,87
Empresas com mais de 1.000 empregados  R$ 41.967,22

PARA GERAÇÃO DO BOLETO DE PAGAMENTO CLIQUE AQUI

Caso sua empresa não esteja adequadamente enquadrada no número de empregados acima, ou prefiram receber os boletos e comunicações futuras por e-mail, favor entrar em contato pelo telefone (11) 3823-6118 ou no email relacionamento@sinditextilsp.org.br.

Contamos com sua valiosa participação em prol do fortalecimento do setor têxtil de São Paulo e do Brasil.

Um forte abraço

Julio Scudeler