Como upcycling e moda circular estão transformando a indústria da moda

Em 2023, cada brasileiro descartou, em média, 21 kg de têxteis, couros e borrachas por ano, segundo a S2F Partners. Na União Europeia, o volume foi de 16 kg por habitante, conforme a Agência Europeia do Meio Ambiente. O cenário, impulsionado pelo fast fashion, levanta preocupações ambientais, incentivando práticas como moda circular e upcycling para reduzir impactos e promover a reutilização de peças.

Na França, a organização Refashion estima que 700 mil toneladas de roupas são descartadas anualmente, com aumento impulsionado pelo consumo online e preços baixos.

Diante desse desafio, surgem novas formas de consumo e projetos que buscam reduzir o lixo têxtil. Em Paris, a estilista franco-brasileira Márcia de Carvalho lidera a Chaussettes Orphelines, associação que recicla meias e outras peças, transformando-as em fios para bordados e costura. Ela ressalta a necessidade de marcas, governos e instituições promoverem conscientização sobre o descarte correto de roupas e calçados, criando uma pedagogia em torno do tema para engajar os consumidores.

Para mais informações, acesse o site Terra.com.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *