Economia cresceu 0,5% no segundo trimestre, aponta levantamento
O Monitor do PIB-FGV aponta crescimento de 0,5% na atividade econômica no segundo trimestre em comparação ao primeiro. Em junho, na comparação com maio, o crescimento da atividade econômica foi de 0,5%. Esses resultados foram obtidos na série com ajuste sazonal. Na comparação interanual, a economia cresceu 2,4% no segundo trimestre e 1,7% em junho. A taxa acumulada em 12 meses até o segundo trimestre foi de 3,2%.
“O crescimento de 0,5% do PIB no segundo trimestre, em comparação ao primeiro, deveu-se ao desempenho positivo dos serviços e da indústria. No setor de serviços, este crescimento foi disseminado na maior parte das atividades, enquanto o setor industrial, foi concentrado na atividade extrativa, o que mostra maior fragilidade no desempenho do setor. Pela ótica da demanda, destaca-se que os componentes do consumo das famílias e das exportações permaneceram em crescimento, embora em magnitudes menores que as registradas no primeiro trimestre.
Já os investimentos (formação bruta de capital fixo) retraíram no trimestre, o que mostra desaceleração mais aguda do componente. De modo geral, embora a economia tenha seguido em crescimento no segundo trimestre, houve relevante desaceleração ao observado no primeiro. Além de não haver a forte contribuição positiva da agropecuária, que foi registrada no primeiro trimestre, o efeito defasado do elevado patamar dos juros na atividade econômica também ajuda a explicar essa desaceleração.”, segundo Juliana Trece, coordenadora da pesquisa.
Leia o estudo completo
Deixe um comentário