Vicunha economiza 227 milhões de litros de água com práticas de produção sustentáveis

A Vicunha lançou o seu terceiro Relatório de Sustentabilidade apresentando resultados notáveis alcançados em 2023. O documento destaca que a empresa economizou 227 milhões de litros de água, reutilizou 70% dos resíduos gerados – incluindo 9 mil toneladas de algodão reciclado – e reduziu em 11% o consumo de energia em suas operações. Além das conquistas ambientais, o relatório também inclui avanços sociais e de governança e planos e metas para o futuro.

“O ano de 2023 foi um marco para a Vicunha, reafirmando nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Estamos orgulhosos dos avanços que fizemos em saúde, segurança e bem-estar dos nossos funcionários, assim como nas nossas práticas ambientais e sociais. A transparência em nossas operações é fundamental para continuarmos a construir um futuro sustentável”, afirmou Marcos De Marchi, diretor-presidente da Vicunha.

O Relatório de Sustentabilidade 2023 evidencia o pioneirismo da Vicunha no uso de algodão regenerativo, com a empresa ampliando globalmente a utilização dessa matéria-prima e estabelecendo a meta de aumentar em 15% a produção de tecidos com o insumo até 2025. Outro destaque é a conclusão da obra de infraestrutura VSA, em Pacajus (CE), que permite a produção de tecidos utilizando exclusivamente água de reúso, sem depender de mananciais. Com esse projeto pioneiro no país, a empresa passa a usar água gerada a partir de tratamento de esgoto doméstico da região, deixando de consumir recursos hídricos da natureza para a produção fabril.

O relatório também ressalta a inauguração do V.Laundry, o primeiro centro de inovação em jeanswear da América Latina, localizado em Maracanaú (CE). O hub é dedicado à inovação e tecnologia, ajudando clientes e parceiros da Vicunha a desenvolver coleções em menor tempo, com mais eficiência e com menor impacto ambiental, utilizando menos água e produtos químicos.

No âmbito social, a Vicunha investiu mais de R$700 mil no Projeto Pescar em 2023, capacitando 100 jovens em situação de vulnerabilidade a cada ano para o mercado de trabalho. A empresa também doou tecidos por meio do banco V.Tex, apoiando mais de 120 iniciativas que promovem a moda sustentável e o desenvolvimento de novos talentos na cadeia têxtil.

Em termos de governança, a Vicunha relançou seu Código de Ética e Conduta, ministrou quase 10 mil horas de treinamento para mais de 5,7 mil funcionários e implementou uma nova Política Anticorrupção, visando fortalecer as diretrizes de integridade nas interações com clientes, fornecedores e parceiros.

Para 2024, a Vicunha planeja investir R$20 milhões em melhorias nas práticas de saúde, segurança e meio ambiente. E até 2030, a empresa pretende aumentar a eficiência no uso da água, eliminar a captação de água de mananciais no Ceará para a produção fabril e produzir 5 milhões de metros de tecidos por ano com algodão regenerativo.

“Acreditamos que a sustentabilidade é um processo contínuo e estamos determinados a ajudar a liderar a transformação do setor têxtil. Com os investimentos planejados, a Vicunha continuará a ser referência em práticas responsáveis, inovando em todas as áreas de atuação e contribuindo para um futuro mais sustentável e inclusivo”, finaliza De Marchi.

Foto: divulgação Vicunha