Relatório defende metas obrigatórias de reutilização na Europa

No relatório Targets for Reuse and Preparing for Reuse in the European Union, publicado no final de novembro, a Rreuse afirma que os atuais objetivos mistos, que juntam a reciclagem e a reutilização, minam a hierarquia dos resíduos ao priorizar a reciclagem e impedem a maximização dos benefícios ambientais e sociais. A Reuse exigiu à União Europeia metas vinculativas de reutilização e preparação para reutilização.

O documento destaca que propostas separadas para reutilização e preparação para reutilização são essenciais para reduzir emissões, combater a superprodução criar emprego inclusivo. E argumenta que essas ações têm de ser parte de uma estratégia de longo prazo que inclua responsabilidade alargada do produtor (RAP), medidas contra a superprodução e reformas nas compras públicas.

A Reuse recomenda ainda aumentos graduais das metas, garantia de que a recolha de dados seja financiada pelos próprios sistemas RAP e harmonização das obrigações de reporte para reduzir encargos administrativos.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *