Sinditêxtil-SP participa de encontro com a Cetesb em Americana

O Sinditêxtil-SP participou de encontro promovido pelo Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana e Região (Sinditec), que contou com a presença do Diretor Presidente da Cetesb-SP, Tomaz Toledo, realizado em Americana (SP), no dia 12 de março.

Com o intuito de ampliar as relações entre o setor produtivo e a Companhia Ambiental para pleitos de interesse do setor têxtil, os empresários presentes expuseram suas principais demandas junto à Cetesb, tais como licenciamento ambiental, taxas, exigências e simplificação dos processos. Toledo ressaltou a importância da abertura do diálogo com os setores produtivos. “A Cetesb está focada na melhoria dos serviços oferecidos, para aprimorar sua capacidade operacional e otimizar os processos. O têxtil é um setor muito importante para a economia do Estado. É fundamental para a Cetesb ouvir suas demandas e estudar soluções viáveis”, enfatizou Tomaz, que também ressaltou a capacidade de organização da cadeia empresarial têxtil em SP.

Da esq.: Luiz Arthur Pacheco (Sinditêxtil-SP), Tomaz Toledo (Cetesb) e Leonardo Sant’Ana (Sinditec)

Guia –Na reunião, o presidente da Cetesb também fez a apresentação do “Guia de Produção e Consumo Sustentáveis da Cadeia Produtiva Têxtil e Confecções – Tendências e Oportunidades”. Sob a coordenação da Companhia, o documento foi elaborado pela Câmara Ambiental Têxtil, presidida por Luiz Arthur Pacheco, presidente emérito do Sinditêxtil-SP, com apoio e participação do Sinditec, Fiesp/Ciesp e diversas outras entidades.

O material tem como objetivo conscientizar o setor têxtil e de confecções quanto às oportunidades existentes nos processos produtivos que adotam tecnologias mais limpas. “Destaco a capacidade de organização do setor têxtil para consolidar suas melhores práticas ambientais”, comentou Toledo.

“O Guia de Produção e Consumo Sustentável Têxtil é um exemplo do nosso compromisso contínuo em buscar soluções adequadas para a preservação do meio ambiente, adotando as melhores práticas disponíveis”, salientou  Luiz Arthur Pacheco, que na ocasião também representou o presidente do Sinditêxtil-SP, Julio Scudeler.

O encontro contou ainda com a presença da gerente da agência local da Cetesb, Adriana Salvaia, do secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros, do secretário de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste, Cleber Luís Canteiro, do diretor de Meio Ambiente de Americana, Cícero Moura, do diretor titular do Ciesp Americana e presidente da Fidam, Leandro Zanini, do gerente de Assuntos Regulatórios do Sinditêxtil-SP, Sylvio Napoli, da analista de Relacionamento do Sinditêxtil-SP, Karen Sena de Oliveira, e do diretor de sustentabilidade da Acia, João Braidotti.

Logo em seguida, o grupo participou de uma visita técnica às instalações da Saltorelli JeansWear e sua moderna estação de tratamento e reúso de efluentes. A empresa integra o quadro de associados do Sinditêxtil-SP.

Instalações da Saltorelli, em Americana

Com informações do Sinditec