Indicador de Emprego acende alerta para o ritmo de recuperação do mercado de trabalho

OIndicador Antecedente de Emprego (IAEmp) do Instituto Brasileiro de Economia da FGV variou 0,1 ponto em outubro, para 87,1 pontos. Em médias móveis trimestrais, o IAEmp recuou 0,7 ponto, para 88,1 pontos.

“O IAEmp ficou relativamente estável no mês de outubro e liga o sinal de alerta sobre o ritmo de recuperação do mercado de trabalho. A desaceleração da atividade econômica parece pesar na evolução do indicador, que ainda se encontra abaixo do nível pré pandemia. Para os próximos meses, o cenário ainda é de continuidade da retomada do mercado de trabalho, mas em ritmo gradual e sendo mais intensa no setor de serviços, que sofreu mais ao longo da pandemia e que possui expectativas mais favoráveis para o final do ano. No médio e longo prazo, o cenário é incerto dependendo de uma recuperação mais robusta da atividade econômica”, afirma Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

Destaques do IAEmp – Dos sete componentes do IAEmp, quatro contribuíram de forma positiva e três contribuíram negativamente para o resultado. No mês, apenas a Indústria contribuiu negativamente, com destaque para o indicador que mede as expectativas para os próximos seis meses que recuou 7,2 pontos na margem.

Com informações da FGV