Faturamento, emprego e rendimento crescem na indústria em julho de 2022, afirma CNI

A pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que quatro dos seis indicadores da indústria de transformação aumentaram entre junho e julho deste ano. Faturamento, emprego, massa salarial e rendimento médio subiram. O número de horas trabalhadas na produção manteve-se estável e a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) registrou a única queda, de 0,2 ponto percentual em julho de 2022, na comparação com junho.

A economista da CNI Larissa Nocko explica que essa melhora generalizada dos indicadores é consequência da recuperação do poder de compra das famílias, que está permitindo alta no consumo. “A melhora também é consequência da forma como parte da indústria de transformação tem contornado as dificuldades com relação ao fornecimento de insumos. No entanto, as restrições à produção se mantêm, o que pode ser visto na relativa estabilidade da utilização da capacidade instalada desde o início do ano e do número de horas trabalhadas”, explica Larissa Nocko.

O faturamento real da indústria de transformação apresentou avanço de 1% em relação ao resultado de junho. Foi o terceiro aumento consecutivo. Com isso, o índice alcançou o maior valor de 2022. De forma geral, o faturamento se encontra em trajetória de alta desde novembro de 2021.

Emprego industrial cresceu 0,5% em um mês – emprego industrial registrou avanço de 0,5% em julho de 2022, na comparação com junho, considerando a série livre de efeitos sazonais. Trata-se do terceiro mês consecutivo de alta, após duas quedas observadas em março e abril. Na comparação com julho de 2021, registra-se alta de 2,3%.

Massa salarial sobe 7,3% na comparação de julho de 2021 e julho de 2022 – A massa salarial real da indústria de transformação registrou crescimento de 1,3% na comparação com junho, na série livre de efeitos sazonais. O crescimento acumulado entre junho e julho totaliza 3,8%. Com o avanço, a massa salarial atingiu seu ponto mais alto desde março de 2020. Na comparação com junho de 2021, o crescimento é de 7,3%.

Remuneração do empregado da indústria aumentou 1% em julho – O rendimento médio real dos trabalhadores da indústria de transformação avançou 1,0% em julho de 2022, na comparação com junho, na série livre de efeitos sazonais. Merece destaque a recuperação recente, uma alta de 2,8% no acumulado entre junho e julho. Assim, o rendimento atingiu o ponto mais alto desde janeiro de 2021. Em relação a julho de 2021, o crescimento alcança 5,0%.

+ posts

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *