Santaconstancia completa 75 anos

A trajetória da tecelagem Santaconstancia®, ou simplesmente Sta®, acaba de alcançar mais uma marca importante ao completar 75 anos de atividades. Fundada em 26 de fevereiro de 1948, por Gabriella Pascolato, a empresa segue à risca os pilares defendidos por ela: fazer tecidos de qualidade, tecer tendências e sempre se reinventar.

Dona Gabriella e o esposo, Comendador Michele Pascolato

Visionária, dona Gabriella conduziu os caminhos da empresa por décadas, sempre focada em inovar tecidos e na criação de novos materiais. E, com a mesma maestria, passou seus ensinamentos para os filhos Costanza e Alessandro. Atualmente, a terceira geração da família Pascolato se junta aos negócios, com Luca e Gabriella, filhos de Alessandro.

Luca, Costanza, Alessandro e Gabriella Pascolato

“Dona Gabriella era uma empreendedora italiana muito intuitiva, que acompanhava o mercado e o comportamento das pessoas para antever as tendências, mesmo antes das pessoas sentirem a necessidade. Ela sempre buscava a perfeição e dizia: ‘faça bem-feito ou não faça’”, lembra Luca Pascolato, diretor Financeiro da Santaconstancia®.

Ao longo de mais de sete décadas, a história da Sta® é repleta de conquistas. Referência no setor têxtil brasileiro, a empresa é reconhecida por certificações internacionais e por sempre oferecer tecnologia de ponta. Preocupada com a sustentabilidade, reutiliza água no processo produtivo e desenvolveu tecidos funcionais e sustentáveis, entre outras ações. Investiu, agregou a estamparia ao processo produtivo e avançou ainda mais nas soluções para o mercado.

“É uma empresa têxtil que fornece tecidos para marcas e estilistas nacionais e internacionais. Construiu seu legado primando o pioneirismo, tecnologia, sustentabilidade, inovação e design. Tem em seu DNA sempre se reinventar e manter-se relevante, fornecendo tecidos que respeitam as pessoas, proporcionando bem-estar, elegância e funcionalidades, assim como a constante busca por boas práticas ambientais em seu portfólio e processo fabril”, enfatiza Gabriella Pascolato, diretora de Comunicação e Produto. “Manter-se à frente do mercado da moda significa fazer mais com menos, através do uso da tecnologia, com fortes parcerias e sempre seguindo seus valores e a sua essência”, complementa.

Linha de produção

Segundo Alessandro Pascolato, presidente da empresa, os 75 anos foram repletos de desafios. “É um período de enorme transformação mundial, de evolução aceleradíssima, sobretudo na tecnológica. Portanto, o eterno desafio na trajetória da Santaconstancia foi acompanhar e antecipar-se às intensas mudanças, mantendo a empresa jovem, inovadora, produzindo tecidos cada vez com mais funcionalidades. Nascemos produzindo tecidos de fios tintos em seda pura para tapeçaria, evoluímos para tecidos de alta moda feminina e expandimos nossa linha de produtos para fitness, wellness e praia. Iniciamos com tecelagem e hoje somos malharia. Essa contínua metamorfose foi nosso o grande desafio”.

Situada na zona norte da capital paulista, a empresa faz parte do grupo de associados do Sinditêxtil-SP. “A Santaconstancia protagoniza uma história inspiradora no setor têxtil paulista e brasileiro. Temos a certeza de que os próximos muitos anos de atividades da empresa serão ainda mais exitosos. Parabenizo os colaboradores e a família Pascolato pela construção dessa trajetória que tanto nos orgulha”, enfatiza Julio Scudeler, presidente do Sindicato.

Entrada social da empresa

E o que a Sta® planeja para o futuro? “Manter o DNA de uma empresa pioneira e inovadora, somados as melhores práticas de sustentabilidade e preocupação com as pessoas”, é o caminho indicado pelo diretor Luca Pascolato.

“A recompensa de tudo foi a materialização da empresa que conseguimos construir nesses 75 anos e o grande reconhecimento da qualidade e inovação de nossos tecidos, resultando no grande prestígio alcançado pela nossa marca”, resume Alessandro Pascolato.

Confira, abaixo, os principais momentos na linha do tempo da empresa:

Assista ao vídeo especial dos 75 anos da Santaconstancia®: