FIESP: vendas reais da indústria paulista recuam 1,1% em agosto

As vendas reais da indústria paulista recuaram 1,1% no mês de agosto frente a julho, aponta o último Levantamento de Conjuntura da Fiesp e do Ciesp. Este é o primeiro resultado negativo após dois meses com crescimento (2,2% e 2,0% nos meses de junho e julho, respectivamente). Os destaques setoriais de retração no mês foram químicos (-13,4%), têxtil (-10,5%) e alimentos (-8,0%).

A variação das horas trabalhadas na produção foi de -0,3%, e dos salários reais médios, -0,1%. O NUCI passou de 79,8% para 79,0% (-0,8 p.p.). Todos os dados acima apresentados estão livres de influência sazonal.

Apesar do dado mensal negativo, no acumulado em 12 meses até agosto, as vendas reais (-7,8%) indicam tendência de recuperação, após atingir o vale no mês de junho (-9,6%). Da mesma forma, os salários reais médios têm acumulado retração de -1,3% até agosto (-2,3% em junho).

Já as horas trabalhadas na produção acumuladas até o mês de agosto permaneceram com o mesmo acumulado até julho (+1,4%).

O momento é de cautela quanto aos indicadores econômicos atuais. Por um lado, os estímulos fiscais adotados pelo governo federal, a abertura econômica e a melhora dos gargalos da cadeia de distribuição de insumos contribuíram para um crescimento da demanda agregada da indústria nos últimos meses. Por outro, o aperto monetário através da elevação da taxa SELIC, a desaceleração das principais economias globais no médio prazo e a crescente tensão quanto ao prolongamento da guerra entre Rússia e Ucrânia são fatores de atenção para a economia brasileira entre o final de 2022 e o ano de 2023.

Expectativa de redução na atividade industrial do estado

O Sensor do mês de setembro encerrou em 48,4 pontos, resultado inferior ao mês de agosto, quando marcou 49,1 pontos. Leituras abaixo de 50,0 pontos indicam retração da atividade industrial paulista no mês.

O indicador de mercado (setor de atuação) recuou 0,9 ponto, de 49,7 para 48,8 pontos entre agosto e setembro. Por estar abaixo dos 50,0 pontos, há indicação de piora das condições de mercado.

O componente de vendas foi o único a ficar com resultado positivo no mês, aos 50,8 pontos. Por estar acima dos 50,0 pontos, há indícios de alta das vendas no mês.

O estoque continua acima do planejado pelo oitavo mês consecutivo, ao marcar 45,0 pontos em setembro ante 45,6 pontos do mês anterior. Leituras inferiores a 50,0 pontos indicam estoque acima do desejável.

O indicador de emprego encerrou em 48,5 pontos em setembro. Resultados abaixo de 50,0 pontos indicam perspectiva de redução no mês.

Por fim, o indicador de investimentos recuou de 50,6 para 48,3 pontos entre os meses de agosto e setembro. Por estar abaixo dos 50,0 pontos, há expectativa de redução dos investimentos no mês.

Todos os dados acima contemplam o tratamento sazonal.

Metodologia

Realizado desde 1975 junto a 300 empresas industriais do Estado de São Paulo, o Levantamento de Conjuntura tem por objetivo quantificar as mudanças da atividade industrial no estado.

O Sensor é uma pesquisa qualitativa de conjuntura econômica realizada desde 2006. Ela tem como objetivo captar informações do andamento da atividade da indústria de transformação durante o mês corrente da coleta de dados, eliminando as defasagens de tempo das tradicionais pesquisas de conjuntura. Hoje, participam da pesquisa cerca de 30 das principais indústrias de São Paulo.

Confira a série histórica.