Síntese das Sondagens de novembro de 2022

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) recuou 6,7 pontos em novembro, a maior queda desde março de 2021 (-7,4 pts.). Com o resultado, o índice passa a 91,5 pontos e se afasta do nível neutro de 100 pontos.

O Índice de Confiança dos Consumidores (ICC) recuou 3,3 pts. mês, para 85,3 pontos.

A segunda queda consecutiva de ambos os indicadores confirma a fase de desaceleração do nível de atividade
no quarto trimestre e capta projeções pessimistas em relação aos próximos meses.

A queda da Confiança Empresarial ocorre de forma muito disseminada entre quesitos, horizontes de tempo e setores. Mesmo o Setor de Serviços, que vinha se mantendo resiliente até então, registra uma queda mais expressiva da confiança no mês. Já o Comércio volta a registrar o menor nível entre os setores, o que não ocorria desde julho deste ano.

Veja essas e outras análises na síntese dos resultados de novembro.