Vicunha e Scheffer anunciam parceria inédita para utilização de algodão regenerativo

A Vicunha, multinacional brasileira referência em soluções jeanswear, e a Scheffer, empresa pioneira na produção de algodão regenerativo no Brasil, anunciam uma parceria inédita que beneficiará toda a cadeia de produção do jeans. A partir de agora, a Vicunha introduzirá em sua produção o algodão regenerativo cultivado pela Scheffer, contribuindo para a promoção de um setor mais sustentável.

A agricultura regenerativa compreende um conjunto de ações que promove importantes benefícios para o meio ambiente. Além de reduzir a utilização de produtos químicos, contribuir para a saúde do solo e promover a biodiversidade, o algodão regenerativo da Scheffer é cultivado em sistema de sequeiro, sem a utilização de irrigação, o que reduz a pegada hídrica na produção têxtil.

A Vicunha é a primeira fabricante de denim brasileira a utilizar, em parceria com a Scheffer, o algodão regenerativo em seus produtos, reforçando a inovação e liderança da empresa no setor jeanswear. A iniciativa representa um grande passo para o segmento jeanswear no Brasil, ao unir duas gigantes nacionais com o objetivo de incentivar uma produção sustentável da peça mais democrática do guarda-roupa e promover para o mundo o algodão brasileiro cultivado por meio de práticas regenerativas.

“O algodão regenerativo vem ganhando força como uma alternativa sustentável para produção em larga escala. Estamos nos antecipando às demandas dos mercados mais exigentes e seguimos firmes no nosso compromisso de reduzir continuamente nosso impacto ao meio ambiente, liderando iniciativas positivas na indústria”, afirma Dawid Wajs, diretor de cadeia de suprimentos da Vicunha.

Lançamento internacional – A Vicunha irá focar seus primeiros desenvolvimentos com algodão regenerativo inicialmente em duas famílias de produtos denim. Visando atender à demanda do mercado internacional e como parte da sua estratégia de expansão global, as novidades serão apresentadas em abril, na feira internacional Kingpins, em Amsterdam, que recebe grandes players de todo o mundo e é considerada uma das maiores do segmento denim mundial. Os lançamentos estão previstos para chegar ao Brasil no segundo semestre de 2023.

Inovação sustentável: do campo para a moda – Com o objetivo de desenvolver um sistema de produção cada vez mais sustentável e que agregasse às boas práticas já usadas em seu manejo, a Scheffer iniciou o cultivo com práticas regenerativas há mais de 7 anos. Em 2020, tornou-se a primeira empresa brasileira a receber a certificação regenagri, da certificadora global Control Union, que atesta a melhoria contínua na implementação e acompanhamento de boas práticas de agricultura regenerativa. Na safra 2021/2022, teve sua primeira unidade de produção certificada 100% regenerativa, com 13.800 hectares. Hoje, a Scheffer é referência no assunto e pioneira em práticas agrícolas regenerativas em larga escala.

“A experiência adquirida ao longo dos anos nos permite continuar aprimorando e inovando. Com a Agricultura Regenerativa, conseguimos produzir de forma mais sustentável, mantendo a produtividade, qualidade e escala. Além disso, garantimos a rastreabilidade do nosso algodão regenerativo, atendendo aos padrões e à demanda do mercado consumidor e do planeta como um todo. Tudo isso se soma aos compromissos e objetivos da Vicunha em direção a uma moda cada vez mais sustentável”, afirma Guilherme Scheffer, Sócio-Diretor da Scheffer.

A parceria entre a Vicunha e a Scheffer representa um marco na história da indústria têxtil brasileira e mostra como as empresas comprometidas com a preservação do meio ambiente podem contribuir para um desenvolvimento econômico sustentável.

“A utilização de algodão regenerativo na produção têxtil é uma iniciativa importante que influencia positivamente toda a cadeia da moda e estimula um consumo mais consciente por parte dos consumidores, contribuindo para a construção de uma indústria mais ética e responsável”, finaliza German Alejandro, CMO da Vicunha.

+ posts