SENAI e PotencializEE oferecem mentoria gratuita sobre eficiência energética para PMEs industriais de SP

O PotencializEE, em parceria com o SENAI SP, está lançando a “Mentoria Sobre Eficiência Energética para Pequenas e Médias Empresas”. A iniciativa consiste em oferecer aulas gratuitas – teóricas e práticas – para que os alunos possam obter conhecimentos básicos sobre a eficiência energética industrial, contabilizando o consumo energético da empresa de forma qualificada e quantificando o potencial inicial de economia em energia.

O curso compreende aulas online, em tempo real, e suporte individualizado para colocar em prática os conhecimentos adquiridos. O alto custo com energia elétrica e térmica é um dos maiores desafios para aumentar a competividade industrial e exige técnicos qualificados no quadro das empresas.

“Nosso objetivo é ajudar pequenas e médias indústrias do Estado de São Paulo a ganhar competitividade por meio da redução de custos e da descarbonização de suas operações. O primeiro passo para isso é identificar oportunidades de aumento de eficiência energética e é justamente esse conhecimento, teórico e prático, que estamos oferecendo nesta mentoria”, explica Marco Antonio Chagas, Diretor do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Elétricos de Potência.

A primeira turma do curso tem início em 02/08/2023 e as inscrições podem ser feitas até o dia 26/07/2023. As vagas são limitadas.

Pré-requisitos para a inscrição

• Idade mínima: 18 anos;
  • Ensino médio completo;
  • Ser funcionário de indústria (CNAE de industrialização) com até 499 funcionários, que atue no estado de São Paulo.
  • Responsáveis para suprimentos, recursos, utilidades, mecânicos de manutenção e outros perfis afins.

Carga horária total: 40 horas, sendo 10 horas de aulas online e 30 horas de atividades práticas.

Turma 1

Início: 02/08/2023

Conclusão: 23/08/2023

Inscrições podem ser feitas até o dia 26/07/2023. Vagas limitadas.

Conteúdo teórico online

Módulo 1: Conceitos de Gestão de Energia e Eficiência Energética;

Identificar oportunidades de economia através da análise das faturas de energia conhecendo os conceitos fundamentais ligados ao tema.

Módulo 2: Oportunidades em Usos Finais

Identificar e Calcular por meio de planilhas eletrônicas as oportunidades de redução do consumo de energia em sistemas de iluminação, ar-condicionado, motores e Sistemas Térmicos;

Módulo 3: Sistemas Fotovoltaicos

Identificação de área com viabilidade para instalação de Sistemas Fotovoltaicos, Conceitos básicos para viabilidade, Requisitos mínimos e Compensação na fatura de energia;

Módulo 4: Conceitos de Viabilidade Técnica e Financeira;

Elaboração de um resumo com as oportunidades identificadas e priorização das ações com maior viabilidade e menor investimento.
Escopo das aulas práticas

Carga horária: 30 horas

As atividades de aprendizagem prática serão feitas na empresa indicada pelo aluno e serão destinadas à coleta de dados, identificação de oportunidades, aplicação de técnicas de eficiência energética, acompanhamento de indicadores de desempenho energético e desenvolvimento de um relatório executivo.
Se você atende a todos os pré-requisitos, pode se inscrever.