Governo de São Paulo lança Qualifica SP Empreenda, programa de incentivo a gestão e empreendedorismo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lançou o programa Qualifica SP Empreenda, iniciativa para capacitar micro e pequenos empreendedores com cursos gratuitos de gestão, empreendedorismo e mídias sociais. Ao todo, são 775 vagas em parceria com a iniciativa privada para atender a públicos específicos que querem se capacitar para alavancar o próprio negócio, além de mentoria e acesso à linha de microcrédito do Banco do Povo.

Os cursos, disponíveis nos formatos presencial e on-line, são ofertados com, no mínimo, três mentorias obrigatórias e certificação garantida. Neste processo, os participantes constroem um plano de negócios e o planejamento financeiro para avaliar as necessidades do empreendimento. Isso permitirá que eles estejam preparados para requerer assistência financeira junto ao Banco do Povo. A iniciativa pretende aproximar empreendedores paulistas e empresas de capacitação com o objetivo de aprimorar o modelo de negócio e aumentar o faturamento dos empreendedores.

Os cursos têm carga horária que varia de 7h a 60h, de acordo com cada empresa parceira. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até dia 14 de novembro pelo site: https://www.cursosprofissionalizantes.sp.gov.br.

Nesta primeira etapa, as vagas foram divididas para beneficiar a públicos específicos. Por exemplo, a empresa parceira Worklover ofertará 200 vagas, sendo 100 presenciais (capital) e 100 on-line, para empreendedores de forma geral, assim como a Coursera que disponibilizará 100 vagas online para o curso de mídias sociais e gestão de negócios, além de 100 vagas online exclusivas para empreendedorismo feminino.

A Aliança Empreendedora terá 200 vagas na modalidade on-line exclusivas para mulheres negras que desejam se capacitar em empreendedorismo e negócios. Por fim, a empresa Besouro traz 175 vagas presenciais para a cidade de Ribeirão Preto.

Os critérios e pré-requisitos para participar são:
– Ter acima de 18 anos de idade;
– Residir no Estado de SP;
– Possuir um negócio ativo (formal ou informal de produtos e/ou serviços) há no mínimo 3 meses.

Sobre o Banco do Povo

O Banco do Povo é o Programa de Microcrédito Produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com as prefeituras. Oferece financiamentos para empreendedores formais ou informais, para capital de giro e investimento fixo. Com isso, pretende-se promover o desenvolvimento socioeconômico e a criação de oportunidades. Confira as linhas de crédito disponíveis clicando aqui

Fonte: Desenvolvimento Econômico Estado de São Paulo