Sensor de junho aponta para queda da atividade, segundo IESP e CIESP

pesquisa Sensor de junho registra 48,1 pontos e indica queda da atividade industrial paulista. Em comparação a maio (50,0 pontos) a redução é de 1,9 ponto. Resultados abaixo da linha dos 50,0 pontos indicam diminuição da atividade.

O indicador de mercado (que representa o setor de atuação) fecha o mês atual em 50,6 pontos. Este resultado sinaliza aumento do setor no mês e a elevação de 2,2 pontos reverte a queda do mercado frente ao mês anterior, quando registrou 48,4 pontos. Leituras acima da linha dos 50,0 pontos sinalizam melhora das condições de mercado para a indústria paulista no mês.

As vendas também indicam aumento ao fechar o mês com 52,5 pontos e aceleram em relação a maio, quando registraram 50,9 pontos. Acima da linha dos 50,0 pontos o indicador aponta para aumento das vendas.

Os estoques registram 40,6 pontos em junho. A forte retração de 5,6 pontos afasta o indicador ainda mais da linha dos 50,0 pontos. Este é o 17º mês consecutivo com o componente abaixo dos 50,0 pontos, o que mantém a perspectiva de estoques acima do planejado.

O componente de empregos diminuiu para 48,9 pontos na leitura atual. A queda frente a maio (50,8 pontos) indica alteração de um cenário de aumento para queda dos empregos no mês, por estar abaixo dos 50,0 pontos.

Por fim, o indicador de investimentos (com 49,9 pontos) novamente é o componente com a maior variação entre os indicadores, com queda de 7,2 pontos em comparação a maio (57,1 pontos). Apesar da forte redução o resultado permanece próximo a linha dos 50,0 pontos, o que sinaliza a estabilidade dos investimentos na indústria paulista no mês.

Todos os dados acima contemplam o tratamento sazonal.

O fraco desempenho da atividade industrial do início de 2023 é refletido nos resultados do Sensor. No recorte das últimas quatro pesquisas, uma apontou para aumento (março: 50,3) uma apontou para estabilidade (maio: 50,0), enquanto quedas foram registradas em abril (42,8) e junho (48,1 pontos). Estes resultados corroboram com a perspectiva da Fiesp e do Ciesp de um ano desafiador para a indústria da transformação, sendo a projeção da Fiesp para a produção industrial em 2023 mantida em queda de 0,5%.

Ademais, por mais uma reunião, a sétima seguida, a taxa de juros foi mantida em um patamar elevado sem qualquer sinalização da autoridade monetária quanto a uma redução a frente – embora as perspectivas do mercado sinalizem para uma queda em agosto ou setembro.

A Fiesp reforça a importância da redução da Selic, a aprovação da reforma tributária, a ampliação dos canais de concessão de crédito, a adoção de políticas que favoreçam a diminuição dos custos de produção e a redução do endividamento das empresas ainda no ano de 2023.

Metodologia

O Sensor é uma pesquisa qualitativa de conjuntura econômica realizada desde 2006. Ela tem como objetivo captar informações do andamento da atividade da indústria de transformação durante o mês corrente da coleta de dados, eliminando as defasagens de tempo das tradicionais pesquisas de conjuntura. Hoje, participam da pesquisa cerca de 30 das principais indústrias de São Paulo.

Confira a série histórica.

+ posts

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *