Aumento de importados preocupa setor têxtil paulista

O crescente aumento de produtos têxteis importados em São Paulo e no Brasil têm sido ponto de atenção do Sinditêxtil-SP. Para tratar do tema, o presidente do Sindicato, Julio Scudeler, esteve em audiência com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, no dia 2 de agosto, na capital paulista. “O fato é que essa prática retira oportunidades de empresários e trabalhadores brasileiros”, enfatizou Scudeler.

Geraldo Alckmin e Julio Scudeler

Na pauta do encontro também foram apontados os principais desafios e oportunidades que o setor têxtil e de confecção paulista têm na atual conjuntura. Atento à agenda de competitividade do setor, Alckmin se comprometeu a apoiar o encaminhamento de pleitos, tais como a isonomia tributária entre o produto nacional e o importado, empenhar mais recursos para capital de giro enquanto as empresas enfrentam problemas de caixa, além de implementar a depreciação acelerada e a manutenção da opção pelo sistema de tributação sobre a folha de pagamentos.

A reunião, no escritório do BNDES em São Paulo, também contou com a presença dos empresários Antonio Grecco e David Grecco (Alpina Têxtil) e do diretor de Relações Institucionais do Sinditêxtil-SP, Haroldo Silva. Antonio Grecco ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos empresários do setor. “Apesar dos investimentos que fizemos recentemente, estamos com nossa capacidade ociosa”, relatou.