Vendas reais da indústria paulista recuaram 1,0% no mês de julho, segundo Fiesp e Ciesp

A pesquisa Sensor registra 47,7 pontos em agosto. O resultado próximo ao de julho (47,3 pontos) aponta novamente para redução da atividade industrial paulista. Leituras abaixo dos 50,0 pontos indicam queda da atividade.

O indicador de mercado (que representa o setor de atuação) fecha o mês em 46,5 pontos. Este resultado sinaliza redução do setor, assim como ocorreu no mês anterior (47,8 pontos). A permanência abaixo da linha dos 50,0 pontos indica a piora das condições de mercado.

Os estoques registram 44,4 pontos em agosto. Mesmo com aumento de 2,5 pontos em relação ao mês de julho (41,9 pontos), o indicador abaixo dos 50,0 pontos mantém a perspectiva de estoques acima do planejado.

O componente de empregos caiu a 49,2 pontos na leitura atual. A queda de 0,7 ponto frente ao mês anterior (49,9 pontos) marca a saída de um cenário de estabilidade para redução dos empregos, por se distanciar dos 50,0 pontos.

As vendas permanecem em um patamar semelhante na leitura atual, ao registrarem 49,5 pontos frente aos 49,3 pontos do mês anterior. Ambos resultados abaixo dos 50,0 pontos apontam para queda das vendas.

Por fim, o indicador de investimentos, único componente a permanecer acima da linha dos 50,0 pontos, fecha agosto com 51,6 pontos. O aumento de 2,4 pontos gerou a inversão do cenário de queda dos investimentos em julho (49,2 pontos) para a perspectiva de aumento neste mês. Com registros que oscilaram em 2023, este é apenas o terceiro mês em que o componente registra um valor acima dos 50,0 pontos e aponta para o aumento dos investimentos.

Todos os dados acima contemplam o tratamento sazonal.

Fonte: Fiesp

+ posts

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *